Desde o último dia 16 de outubro, a unidade do UAI em Montes Claros ampliou em uma hora o atendimento. A unidade, que funcionava de 8h as 17h passou a atender até as 18h. Além de Montes Claros, Governador Valadares, Ipatinga e Juiz de Fora, compõem a lista das quatro cidades que receberam essa alteração. De acordo com o Governo de Minas, a mudança ocorreu em virtude da alta demanda de usuários.
São 45 guichês da unidade que funciona dentro do Montes Claros Shopping e quem busca o posto, não se decepciona, como o engenheiro agrônomo Magno Leal de Souza que foi ao UAI para tratar de situação relacionada a veículo.
“É a segunda vez que venho aqui e na anterior foi bastante demorado. Hoje eu não havia agendado, fiz isso na hora. Eu acho que já desafogou o atendimento porque foi muito rápido. Particularmente acredito que seja resultado da mudança de horário. Tem gente que não consegue chegar mais cedo ou vir no horário de almoço”, declara.
Para a enfermeira Juliana Pereira dos Santos, que buscou o espaço para tirar passaporte das filhas, o horário ampliado vai atender mais pessoas. “Tem os horários definidos no site e eu agendei o último, para não atrapalhar o meu serviço. Com essa opção de estender até as 18h vai ser muito bom”, afirmou.
Marianne Gonçalves, Supervisora da Unidade Montes Claros, afirma que a alteração é recente e provavelmente o aumento de circulação de pessoas deverá ser sentido nos próximos dias.
“A média de atendimento é de mil a 1.200 pessoas por dia, mas o número que adentra a unidade pode chegar a até duas mil, pois muitos procuram o UAI para se informar sobre algum serviço, e às vezes, por falta de documentação não é concretizado naquele momento”, diz a supervisora.
Ela explica que a solicitação de qualquer um dos serviços é gratuita, e as taxas que correspondem a arrecadação estadual (DAE) são específicas em casa situação. Os serviços mais procurados são os trâmites relacionados a veículo, a identidade (RG) e a habilitação, nessa ordem.
Todos os serviços são agendados, exceto a entrega de identidade e habilitação. Por ter um agendamento mais amplo do que muitas cidades do Norte de Minas, a unidade local acaba recebendo muita gente da região e, neste ponto, a emissão de passaporte é um dos serviços mais procurados pelos norte-mineiros. “Quando a pessoa chega ao local e não teve acesso antes a internet, ou não foi encaminhado pelo serviço social, o UAI disponibiliza dois totens para essa ação”, diz a supervisora.
O leque de atendimento é vasto. Apenas em uma das categorias, a de “veículo e habilitação”, são mais de 60 tipos de serviço. Emplacamento, alteração de dados, baixa de comunicação, solicitação de comunicação de venda, autorização de marcação de chassi, emissão de certidão do veículo, transferência, entre outros, estão neste guarda-chuva.
Segmentos como Seap (que emite documentos relacionados a administração penitenciária), Polícia Federal (que faz emissão de passaporte) e Sine (vagas de empregos), estão abrigados no UAI.