O secretário de estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges, participou terça-feira, 1º, de um encontro com representantes da Unimontes, para o lançamento da instituição como a nova executora do Programa Poupança Jovem no município.
Atualmente, o programa atende mais de 9 mil estudantes em Montes Claros. Com a chegada de novos alunos ao ensino médio, neste ano, o número de beneficiados deve saltar para 12 mil alunos. Todos os profissionais e educadores do município envolvidos no programa estão sendo capacitados.
O secretário Wander Borges ressaltou que a construção de um futuro melhor está nas mãos dos jovens e por isso é importante desenvolver um trabalho de incentivo pessoal e profissional dos estudantes.
- O principal diferencial será a aproximação dos jovens ao espaço da Universidade, o que vai motivar os alunos a cursarem uma faculdade, logo que terminem o ensino médio – destacou a coordenadora do Poupança Jovem, Roberta Kfuri.
O PROGRAMA
Criado em 2007 e coordenado pela secretaria de estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o programa é destinado a estudantes do ensino médio público estadual que residem em municípios com alto índice de evasão escolar, violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Ao longo dos anos de formação do ensino médio, os estudantes têm o rendimento escolar acompanhado e participam de atividades extracurriculares, oferecidas pelo Poupança Jovem, como cursos de capacitação profissional, inclusão digital, entre outras. Ao final dos três anos, os jovens que concluírem o ensino médio e cumprir todas as metas e obrigações estipuladas pelo programa, recebem uma poupança no valor de R$ 3 mil.
Atualmente o programa atende cerca de 50 mil alunos das escolas estaduais dos municípios de Esmeraldas, Governador Valadares, Ibirité, Ribeirão das Neves, Juiz de Fora, Montes Claros, Sabará e Teófilo Otoni.