Segundo o reitor da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros, Paulo César Almeida, até o próximo mês de julho estarão concluídas as obras do Centro ambulatorial de especialidades Tancredo Neves, anexo ao Hospital Universitário Clemente de Faria. O Centro está sendo concluído com recursos liberados pelo governo do estado, no total de R$ 4 milhões, sendo R$ 3 milhões e 120 mil para investimentos nas obras físicas, e o restante destinado a equipamentos. A liberação dos recursos foi anunciada pelo governador Aécio Neves durante visita ao HU, em companhia do secretário de estado da Saúde, Marcus Pestana, no dia 21 de novembro de 2005.
Prédio de nove andares abrigará 60 consultórios contemplando
diversas especialidades (foto: divulgação)
Em dezembro último, foi realizada a licitação pelo Deop - Departamento estadual de obras públicas, e as obras foram iniciadas no final do mês de janeiro passado e vêm sendo executadas em ritmo acelerado, a fim de permitir a inauguração em julho, atendendo determinação expressa do governador.
NOVE ANDARES
Com 3,1 mil metros quadrados de área construída – em nove andares –, o Centro ambulatorial de especialidades Tancredo Neves vai abrigar todos os serviços atualmente disponibilizados pela Unimontes, através da Policlínica doutor Hermes de Paula. As obras do térreo e dos três primeiros andares foram iniciadas com recursos próprios da Unimontes, em parceria com a Faedenor - Fundação de apoio ao desenvolvimento do ensino superior do Norte de Minas.
Estarão sendo instalados mais de 60 consultórios, contemplando diversas especialidades, como: angiologia, cardiologia, cirurgia, dermatologia, endocrinologia, gastrenterologia, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia, urologia e terapia individual/psicologia.
Na policlínica, atualmente, são realizadas cerca de 2.500 consultas por mês. Com o Centro de especialidades, apenas no que diz respeito às consultas, esse número estará sendo ampliado para, aproximadamente, 3,5 mil. Após a conclusão do Centro, a policlínica passará a abrigar outros serviços vinculados à pesquisa e ao atendimento à população.