PRISCILA FERREIRA
Repórter
Datas comemorativas são marcadas pelo aumento do número de vendas no comércio, o dia dos namorados não será diferente, comerciantes esperam para este sábado o maior número de pessoas em busca do presente ideal.
Grande parte dos lojistas percebeu o aumento no número de vendas a partir da última quinta-feira, mas até agora, a quantidade das vendas não foi a esperada.
Os motivos são vários. Alguns comerciantes falam em endividamento dos clientes, outros lembram o costume geral de fazer compras na última hora. De uma forma ou de outra, as lojas ainda estão confiantes, e esperam conquistar até a última hora o maior número de namorados possíveis.
Além disso, a mudança de estação, a chegada do tempo frio e o grande número de festas regionais nesta época do ano prometem levar mais consumidores às lojas da cidade, principalmente as de vestuário, sapatos e acessórios.
Nas principais lojas da cidade os clientes estão escolhendo presentes clássicos. Perfumaria, sapatos e camisas são as escolhas mais comuns para presentear namorados. Para as namoradas os presentes são mais variados. Sapatos, bolsas, acessórios, jóias, vestuário, perfumaria e cosméticos estão na lista dos mais vendidos.
O empresário Wellington Silva confirma a preferência pelos presentes mais tradicionais.
– Sapato é mais difícil de errar, é sempre o mesmo número, só muda a cor – brinca. Sobre que presente prefere, ele diz que qualquer um que ela compra o agrada.
- Quando o relacionamento atinge certa maturidade é bem fácil acertar o presente – observa.
As redes de eletrodomésticos e celulares também entram na batalha pela conquista dos clientes e fazem liquidações e planos de telefonia especiais para esta época do ano.
Mas há também quem escolha presentes mais inusitados. A professora Marli Ângela decidiu presentear o marido com um violão novo, já a dona de casa, Laura Silva, conta que comprou um tênis para o marido, e algo especial para a noite de comemoração. E não é apenas Laura que tem este costume. As lojas especializadas em produtos eróticos estavam bastante movimentadas na sexta-feira. Cápsulas aromatizantes, fantasias, espartilhos e lingeries são os produtos mais procurados.
Independentemente do presente, Marli afirma:
- Eu só quis comprar algo que o fizesse feliz - revela.
A fórmula parece fazer resultado; ela e o marido estão casados há 11 anos.