Beneficiários do Programa Bolsa Família, em Montes Claros, que estão com os cadastros desatualizados há mais de dois anos, poderão perder o benefício a partir de 2010. É o que garante o secretário adjunto de desenvolvimento social e gestor do PBF no município, Noélio Francisco de Oliveira.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome lançou, em todo o país, campanha em emissoras de televisão, rádios, revistas e também em cartazes colocados nos locais de recebimento dos benefícios - agências da Caixa Econômica Federal, prefeituras e centros de referência em assistência social (CRAS) - convidando as pessoas a atualizarem os cadastros. O objetivo é evitar que tenham o benefício bloqueado ou até cancelado.
Em Montes Claros, o processo de revisão cadastral teve início em fevereiro deste ano, inclusive com um mutirão, dia 25 de abril. Desde então - de um total de 41.762 - 16.139 famílias que estavam com as informações desatualizadas, regularizaram os dados. Restam 3.083 famílias com cadastros desatualizados há mais de dois anos. A atualização deve ser feita anualmente ou, no máximo, a cada dois anos, sempre que houver alguma mudança nas informações, como alteração na renda e no número de pessoas da família. Beneficiários do programa, com os dados desatualizados há mais de dois anos e que não fizeram a revisão cadastral até 31 de agosto, vão ter o benefício bloqueado.
A atualização do cadastro, depois do benefício bloqueado, é a condição necessária para que a família continue a receber o benefício, caso ainda tenha o perfil de renda definido para o programa. Se o beneficiário não regularizar o cadastro e promover o desbloqueio, a partir de janeiro de 2010, vai ter o benefício cancelado.
- O processo de revisão cadastral é um instrumento importante para o aprimoramento do Programa. É desta forma que o Bolsa Família chega a quem realmente precisa - informou Noélio Francisco.
Em Montes Claros o cadastro poderá ser atualizado em qualquer um dos CRAS nos bairros Maracanã, Major Prates, Vila Oliveira, Santos Reis, JK/Village, Independência, Delfino Magalhães, Renascença e Rural (no Mercado Central) ou no núcleo do Bolsa Família, à rua Tupinambás, 238, bairro Melo. (Da ascom prefeitura municipal de Montes Claros)