Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Ao analisar o primeiro ano de atividade do Transpecial - Transporte especial para deficientes físicos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida em Montes Claros, o vereador e presidente da Ademoc, Valcir Soares, está confiante de que virão mais benefícios diretos graças à licitação da concessão do transporte coletivo urbano.
O Transpecial tem sido usado para o transporte de deficientes físicos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida
(foto: WILSON MEDEIROS)
Destaca que o Transpecial será ampliado com mais quatro microônibus e adaptação de vários outros ônibus que fazem a linha regular, dando condições para que inúmeras pessoas possam se deslocar com mais facilidade e, em conseqüência, exercerem os seus direitos de cidadania.
OPERACIONALIZAÇÃO
O presidente da Ademoc explica que o Transpecial iniciou suas atividades no dia 27 de outubro de 2006, e é operacionalizado por quatro microônibus dotados de plataforma elevatória e trava para as cadeiras, com pintura diferenciada, identificada com o símbolo internacional de acesso. Afirma que os motoristas contam com um auxiliar devidamente preparado para prestar atendimento aos usuários.
- Os beneficiários são apanhados em casa, através de sistema de agendamento, a cargo da Transmontes, obedecendo a uma ordem de prioridade. Primeiro, as pessoas que precisam se deslocar por motivo de saúde, depois, a trabalho, incluindo aquelas que estudam; e, por último, para lazer.
O agendamento pode ser feito pelo telefone- 3229-4242, com 48 horas de antecedência.