
Dados do 11° Departamento de Polícia Civil de Montes Claros apontam aumento de 6% no número de acidentes de trânsito com vítimas em Montes Claros nos primeiros três meses deste ano, em comparação com mesmo período de 2021. Foram 680 contra 641. Nos registros sem vítimas, alta de 13%.
Considerando os 12 meses do ano passado, Montes Claros contabilizou 3.196 acidentes com vítima e 3.485 sem.
Na opinião do ex-motorista de aplicativo Talles Guimarães, que parou de rodar recentemente, não é tarefa fácil trafegar pelas ruas da cidade. “Além dos buracos, ruas estreitas e muitos carros nas ruas, o horário de pico tem sido um terror para os motoristas. É caótico. Uma mistura de pedestres, ciclistas e automóveis com uma sinalização fraca e um grande número de imprudência, como motoristas ultrapassando as placas de pare, muitos usando telefone”, relata.
Em sessão ordinária na ultima terça-feira, vereadores de Montes Claros debateram o tema. Na pauta, a instalação de redutores de velocidade, novos semáforos e melhorias nas vias.
O vereador Valdecy Contador (Cidadania) enviou requerimento ao Executivo solicitando a instalação de um semáforo de pedestres na passarela localizada na avenida Deputado Esteves Rodrigues, em frente à rua Monteiro Fonseca. O parlamentar apresentou fotos do local onde é possível ver estudantes dividindo o espaço da avenida com os carros.
A vice-presidente da Casa, Graça da Casa do Motor (PSL), também enviou requerimento pedindo a instalação de semáforo no Trevo da Cowan, no cruzamento entre a avenida Governador Magalhães Pinto e deputado Plínio Ribeiro.
Para proporcionar mais segurança aos estudantes da Escola Estadual Francisco, o presidente da Câmara, Cláudio Rodrigues (Cidadania), solicitou a construção de duas faixas elevadas de pedestres, sendo uma no cruzamento da João Pinheiro com a Barão do Rio Branco, e outra na João Pinheiro, em frente ao número 26.
Edmilson Bispo (PSD) reivindicou a instalação de faixa elevada para pedestres em frente ao Cemei Amiguinho Adelour, na rua Geovane Soares, no bairro de Lourdes. Já na rua Beijamim Campos, próximo a Escola Municipal Alcides Carvalho, no bairro Vera Cruz, o vereador Stalin Cordeiro solicitou a instalação de redutores de velocidade.
A construção do anel rodoviário Norte também entrou em discussão. Aldair Fagundes (Cidadania) enviou requerimento solicitando a execução das obras da primeira etapa de duplicação da avenida João XXIII, do trevo que liga à avenida das Indústrias até a rua Atenas. Segundo ele, a obra desafogará o trânsito da João XXIII e da Minas Gerais.
O vereador Marlus do Independência (PT) pediu sinalização para pedestres na avenida Governador Magalhães Pinto, em frente à nova sede da Prefeitura, no Jaraguá.