
Criadores e visitantes saberão hoje qual vaca que mais produziu leite durante a 8° edição do Torneio Leiteiro, evento que integra a programação da 45ª Expomontes. O torneio começa às 8h.
A campeã do ano passado, a vaca “Brinquinho”, produziu aproximadamente 48 quilos de leite. Segundo os organizadores, ela é a grande aposta para esta edição, que tem seis competidoras.
O objetivo da competição é divulgar a atividade leiteira em todo o Norte de Minas. Os participantes são produtores rurais que se dedicam à bovinocultura leiteira.
O leite é um dos principais produtos do agronegócio brasileiro e mineiro. Somente nas fazendas norte-mineira cadastradas na Sociedade Rural de Montes Claros são produzidos cerca 300 mil litros por dia, o que alavanca a economia da região, com a produção de queijos e outros laticínios.
“Nossos fazendeiros vendem para várias cidades, principalmente para cooperativas. Com o torneio, percebemos uma interação entre produtores e a demonstração prática da viabilidade da pecuária leiteira na nossa região”, pontua Otaviano Pires Júnior, diretor de Pecuária Leiteira da Sociedade Rural de Montes Claros.
As vacas competidoras são monitoradas e ordenhadas durante três dias. No ano passado, a “Brinquinho”, da raça holandesa, levou o título de campeã. De uma fazenda de Francisco Sá, ela produziu por dia 47,795 quilos de leite. Porém, o recorde ainda é da vaca “França”, de fazenda de Bocaiuva, que produziu 55 quilos de leite por dia.
A campeã recebe uma faixa com o título e o fazendeiro, além do troféu, ganha um banho com o leite produzido pelo animal.
Leia mais:
Em dia com a notícia