Todo mundo de olho: Reality shows criam heróis anônimos e mexe com a imaginação do grande público

Jornal O Norte
Publicado em 18/01/2011 às 15:48.Atualizado em 15/11/2021 às 17:20.

Samuel Nunes


Repórter





Reality shows. Por definição, são, em essência, programas sem roteiro que não empregam atores e se concentram em imagens de eventos ou situações reais. Esse tipo de programa frequentemente emprega um apresentador para contar a história ou preparar o cenário para os dramas que acontecerão. No Brasil milhares de pessoas se inscrevem nesta modalidade de programa onde o objetivo principal é ganhar o prêmio maior do programa. O Big Brother Brasil, por exemplo, já esta em sua 11ª edição e o prêmio dado ao ganhador será de 2 milhões de reais.





No Limite foi o primeiro reality show realizado no país, inspirado no programa estadunidense Survivor. O programa estreou na Rede Globo em 23 de Julho de 2000, apresentado pelo jornalista Zega Camargo, sendo exibido aos domingos, em horários variados, mas sempre após o programa Fantástico.








MONTES-CLARENSE





10 anos depois da segunda edição do programa No Limite, com exclusividade a O Norte, o montes-clarense Danilo Durães Prates, participante do programa à epoca, com 21 anos, atualmente 31 anos de idade, diz que continua sua labuta diária em açouque de sua propriedade, no mercado municipal. Com brilho nos olhos ele lembra que foram 69 dias confinado.



ADRIANA QUEIROZ





Danilo Duraes Prates: Por tudo que vivenciei, hoje participaria de um Reality shows até mesmo sem premiação, daria preferência para os mais radicais









Revela que foram 24 participantes no programa sendo que apenas 12 foram selecionados, porém, antes, Danilo observa que 500 mil pessoas se inscreveram.





- Só depois fiquei sabendo, a rede Globo de Televisão mandou aqui para o mercado municipal um olheiro que chegou a vir ao meu local de trabalho perguntando se queria participar do programa. Passados alguns dias, para ser mais exato no dia 12 de janeiro de 2001, recebi um telefonema do Rio de Janeiro, Rede Globo onde a pergunta foi: você está preparado para participardo programa No Limite? Obviamente que aceitei na hora o convite, viajei e lá passei por uma bateria de exames. Perdi 26 quilos no programa em apenas 24 dias - conta.








COLOCAÇÃO





Orgulhosamente, Danilo Duraes Prates, participante do No Limite, recorda que participou de uma verdadeira luta pela sobrevivência, repleta de obstáculos, onde o objetivo primordial era o de testar a resistência dos participantes do programa. Todo o esforço físico do jovem montes-clarense, morador no bairro Edgar Pereira, foi recompensado ficando em 3º lugar no programa, ganhando um carro zero-quilômetro à época no valor de 12 mil reais.





- Para vencer, era preciso estar preparado para enfrentar uma rotina intensa, cheia de provas e desafios com os quais ocorria um desgaste não somente físico, mas também psicológico, que podia render vários prêmios. Toda a premiação que ganhei gira em torno de 25 mil reais nos dias atuais. Hoje estou colhendo os frutos do dinheiro aplicado - relata. 








CAMINHO DE VOLTA





Passados os dias de confinamento e a volta para a casa para o sertão norte- mineiro, o jovem de 21 anos, à epoca, passou a viver como uma celebridade em Montes Claros, sua terra natal. Isso geralmente acontece com quem participa dos reality shows. Lembra que se tornou garoto propaganda de um grande supermercado da cidade, entretanto, atuou apenas dois meses nesta atividade por entender que merecia um ganho melhor. Sem perder a humildade, Danilo conta que passou a ser reconhecido nas ruas da cidade devido sua participação no programa.





- Comecei a ser assediado pelas mulheres, mas permaneci com a minha cabeça em cima do ombro. Jamais o homem deve perder sua humildade - sustenta.





Danilo credita a Deus sua participação no programa e diz que financeiramente sua vida mudou muito pouco. Durante a entrevista, o jovem açougueiro aproveitou a oportunidade e fez uma revelação.





- Falta valorização junto àqueles que representam Montes Claros de alguma forma. Entendo que, os verdadeiros artistas estão aqui - argumenta.








AJUDA





10 anos depois se sua participação no programa,  Danilo Duraes Prates, hoje casado com com Karynna e pai de Bruno, de seis anos de idade, salienta que, oito meses depois de sua participação no programa televisivo que batia recordes de audiência, buscou ajuda psicológica.





- Quem participa de um  reality show torna-se o centro das atenções e de repente aqueles que se dizem seus amigos se tornam inimigos. Recebi vários tapinhas nas costas logo da minha chegada. Passada a euforia pela minha participação no No Limite, as coisas mudaram - lembra.





Ele disse que seu grande amigo é Deus, mas, independentemente de como passou a ser tratado, ele reitera que, continua agindo com humildade e educação com todos.








APRESENTADOR





Emocionado, Danilo afirma que sente saudade e uma grande falta da equipe de segurança do No Limite 02, Algemiro, Brol, Barreto, Solange e Decote.





- Mesmo tendo passado tantos anos, ainda me recordo destas pessoas, uma equipe maravilhosa. Por tudo que vivenciei, hoje, participaria de um rreality show até mesmo sem premiação, sendo que a minha preferência é por programas mais radicais como foi No Limite - explica.





Sobre o apresentador do programa, Zeca Camargo, Danilo nao poupou elogios ao jornalista a quem chamou de amigo de todos os participantes.





- Gostaria de encontrá-lo novamente, para batermos um papo sobre o programa - salienta.





Mesmo tendo passado uma década da realização do programa Danilo ainda mantém contato com alguns dos participantes e chegou a ir à cidade de Divinópolis onde visitou a companheira de programa, Rosa, de se tornou amigo.





- 10 anos depois da minha participação no programa, posso dizer que o Danilo continua sendo um trabalhador, esforçado, humilde e tentando adquirir, a cada dia, mais sabedoria - conclui.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por