De acordo com o 5° distrito de meteorologia chuva somente a partir da segunda quinzena de novembro
De acordo com Célio de Castro Barbosa, coordenador do 5° Distrito de meteorologia, a temperatura registrada no último domingo, na cidade de Montes Claros, foi de 37.8 graus, isto na sombra, sendo portanto o dia mais quente do ano até agora. Explica que, na região central, devido à alvenaria e ao asfalto quente, a ventilação fica prejudicada e a temperatura pode ter chegado, entre às 15 e às 16 horas, a marca de 42 graus.
Destaca que o mês de outubro é, historicamente, considerado como o mais quente do ano. Revela que a meteorologia prevê chuvas, mas com pancadas isoladas, devendo a chuva cair com intensidade a partir da segunda quinzena de novembro.
Devido ao forte calor, inúmeras pessoas têm procurado piscinas e rios localizados aos arredores da cidade para fugir da forte onda de calor registrada nos últimos dias. De acordo com o instituto de meteorologia Climatempo, o calor continua com intensidade nesta semana. Hoje, terça-feira, a temperatura máxima chega a 34° C e a mínima a 21°.
MINÍMA
O coordenador frisa que também foi registrada, no último domingo, a menor temperatura mínima do ano, que foi de 23° C. Lembra que a maior temperatura até então foi registrada no dia 27 de agosto e chegou à casa dos 34,07 graus.
- É importante observar que o inicio do ciclo chuvoso não é homogêneo, as chuvas acontecem de forma espaça e esporádica, no entanto, a expectativa para este ano é que a média histórica, de 1.110 milímetros, que equivale a um litro por metro quadrado de chuva, seja alcançada.