Samuel Nunes
Repórter
Com o sol cada vez mais quente, qualquer saída para escapar do calor é válida. Nesta época do ano, sem dúvida que o ventilador torna-se o artigo mais procurado no comércio de bens de consumo duráveis.
Nesta loja, mais de 20 ventiladores são vendidos por dia
(foto: XU MEDEIROS)
De acordo com lojistas, metade das vendas de ventiladores no Brasil se concentra nos três últimos meses do ano com pico em dezembro e outros 30% no primeiro trimestre. A época de forte calor aliada à liberação do 13º salário são os principais motivos para a grande procura pelo produto nesse período.
- Com as altas temperaturas registradas na cidade o ventilador é um importante aliado no sentido de refrescar um ambiente - afirma o autônomo Marcos Mendes Sobrinho.
Lembra que com o calor de mais de 40° graus em Montes Claros, o ventilador fica ligado durante toda a noite em sua casa, e que só desta forma consegue dormir à noite.
VENDAS
O gerente de uma loja localizada à Rua Simeão Ribeiro, centro, Leonardo Duarte revela que nos últimos dias houve um aumento de 35% nas vendas se comparado com meses anteriores. Com entusiasmo afirma que são vendidos por dia 25 ventiladores. Destaca que o estoque tem que ser reposto de duas em duas semanas diante da demanda.
- É bom explicar que nesta época se vende ainda, e bem, circuladores de ar e climatizadores, produtos muito procurados pelos montes-clarenses.
Leonardo revela que são vendidos diariamente entre seis e sete climatizadores e de 15 a 30 peças de circuladores de ar.
Sobre a crise na economia mundial e alta do dólar ele garante que ela não trará reflexos negativos nas vendas nos dois últimos meses do ano.
QUALIDADE
A atendente de loja, Zilma Muniz Cordeiro frisa que quanto às vendas de ventiladores, circuladores de ar e climatizadores o cliente busca preço, qualidade e marca. Afirma que os preços dos produtos variam de R$ 49 a R$ 149.
Afirma que o cliente tem à disposição várias cores e modelos, o que permite uma escolha correta do produto.