Técnicos da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros apresentarão hoje, sexta-feira, a partir das 08 horas, no Shopping Popular, uma série de atividades do setor, com vistas a alertar a população sobre os riscos de se contrair doenças graves, resultantes da ingestão de alimentos e medicamentos vencidos ou mal acondicionados, além de enfatizar sobre outros e vários setores com esse mesmo potencial de nocividade para a saúde pública.
Além dos alimentos, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, com base na lei nº: 13.317/99 (Código de Saúde do Estado de Minas Gerais) pretende informar aos montes-clarenses e visitantes sobre a “imperiosa necessidade de se prevenir contra doenças” que podem advir de setores tais como salões de beleza, consultórios médicos e odontológicos, hotéis, motéis, academias, estéticas, sacolões hortigranjeiros, farmácias, restaurantes, lanchonetes, açougues, supermercados, dentre outros.
Além de informações técnicas repassadas à comunidade, serão distribuídos folders informativos, marcadores de páginas e cartilhas, todos contendo noções básicas sobre prevenção de doenças e aconselhamentos acerca do correto consumo de produtos e serviços.
A Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros – conforme informações de Cardeque Soares, Farmacêutico-Bioquímico e chefe do setor – vem trabalhando com grande empenho, sobretudo nas áreas de prevenção e educação em saúde, no intuito de formar nas pessoas “uma consciência de cuidados preventivos e conseqüencial escolha de ambientes, produtos e serviços adequados à legislação sanitária”.
Já o técnico José Osmando Mendes de Aquino, chefe da Seção de Média e Baixa Complexidades Sanitárias enfatiza a importância de se levar à população, periódica e permanentemente, um alerta sobre os riscos à saúde, contidos em ambientes, produtos e serviços que desrespeitam ou simplesmente ignoram o Código Sanitário e outras resoluções.
No ano passado, no período de 14 de setembro a 22 de dezembro, a Divisão de Vigilância Sanitária realizou reuniões com representantes de todos os segmentos comerciais e profissionais passíveis de fiscalização sanitária ¨sempre com o intuito de educar para a saúde”, nas palavras do secretário João Batista Silvério.
Como exemplo da atenta vigilância do setor, no último dia 09 de fevereiro, uma equipe de fiscais da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros notificou, após várias denúncias, no centro da cidade, um açougue que vendia carne estragada. Com a ação dos técnicos da Vigilância Sanitária, foram apreendidos e incinerados 700 quilos carne absolutamente imprópria para o consumo.