Logotipo O Norte
Domingo,3 de Agosto

Tarde à moda antiga promove encontro de grupos da terceira idade em Montes Claros

Jornal O Norte
Publicado em 18/12/2009 às 09:04.Atualizado em 15/11/2021 às 07:20.

Thiago Leite


Repórter



Uma tarde a moda antiga: baile, coral, músicas da década de 60, 70 e 80, a valorização do artesanato nas toalhas bordadas, na pintura de tecidos, o cavalheirismo ao pedir uma dança, tempos em que os ponteiros dos relógios não tinham pressa, e que o melhor era mesmo esquecer-se das horas. Esse foi o encontro dos grupos de idosos promovido pela FUNORTE - Campus Amazonas e o SESC de Montes Claros na quarta-feira (16). O encontro promoveu a interação da terceira idade de Montes Claros e como convidados, o grupo Melhor Idade de Itacambira-MG.



null


Não faltou disposição entre a turma da terceira idade.



Cerca de 300 idosos participaram das atividades no salão do SESC. O evento começou às 16 horas ao som de uma dupla afinadíssima na voz e no teclado. Muita dança, exposições de artesanatos feitos pelo grupo Idade do Ouro do SESC, e vendidos com a simpatia de Dona Judite, de 77 anos, D. Alexina, de 73, e a caçula D. Terezinha Neves, de 54 anos. “É um grande prazer produzir tantas coisas bonitas. Eu ensinei e ensino as pessoas a fazer essas artes, sou voluntária e me sinto orgulhosa de ver todas essas peças expostas nesse encontro”, diz D. Terezinha.



Mais que um encontro foi também um intercâmbio como explica Rosiene Ferreira Silva, responsável pelo Grupo Idade de Ouro do SESC. “Foi também uma oportunidade de confraternização de todos os grupos. Um intercâmbio, uma interação dos grupos, promovendo lazer e envolvendo todos os participantes para se conhecerem melhor”, explica Rosiene.



Os grupos Movimento em Arte, Viver Bem e Caminhada Saudável da FUNORTE marcaram presença juntamente com o grupo Idade Dourada dos Santos Reis e o grupo de Itacambira, Melhor Idade.  Segundo a coordenadora dos grupos operativos da FUNORTE- Campus Amazonas, Silvana Nunes, foi importante contribuir para a realização deste evento que propiciou alegria, entretenimento e sobre tudo qualidade de vida. “É muito gratificante, por isso meu empenho para que todos os participantes se divirtam, e sejam felizes nessa idade em que todos nós esperamos alcançar”, conta Silvana.



null


Grupo de Seresta Idade Dourada do Santa Rita.



Depois de uma hora de dança, todos foram convidados para assistir uma palestra e algumas apresentações na sala de convenções do SESC. Compuseram a mesa de honra a diretora geral da FUNORTE, Raquel Muniz, a médica geriatra Maria Ângela Pinheiro e a diretora do SESC de Montes Claros, Ruth Proença Mendes Almeida.



A também médica Raquel Muniz agradeceu a presença dos participantes e alertou a todos sobre a importância da consulta periódica, lembrando do Centro de Especialidades Médicas da FUNORTE, o CEMED que disponibiliza consultas de geriatria, de cardiologia, ortopedia entre outras. Raquel também agradeceu a diretora do SESC pelo espaço reservado ao encontro, parabenizou os coordenadores dos grupos pela iniciativa e apresentou sua amiga e palestrante do dia, Maria Ângela Pinheiro.



A Maria Ângela mostrou um vídeo cujo tema era a “Qualidade de vida dos Idosos”, em que se discutiu a importância das atividades físicas na terceira idade. Ela ofereceu uma tarde muito divertida, abordando temas complexos na terceira idade, como o sexo. “Gente, o importante na vida é ser amado, quem não gosta de dar carinho e de receber, mesmo que seja um toque de mão e um beijo no rosto? E porque não namorar, praticar sexo, ou então ficar, apesar de que acho meio moderninho demais para vocês”, disse em um dos trechos de sua palestra. Mas ela também não deixou de chamar a atenção de todos, sobre os cuidados com o corpo, com a saúde e pediu mais vaidade para as senhoras e senhores ali presentes.



Logo depois da palestra, houve apresentações musicais do Grupo de Seresta Idade do Ouro do SESC e do Grupo de Seresta Idade Dourada do Santa Rita, que emocionou o público com as belas canções de Natal. Em seguida uma boa notícia para todos, o organizador de eventos Plínio Brito divulgou a festa a ser realizada no carnaval para a terceira idade de Montes Claros, com direito a abadás, aula de iniciação do Orkut (para os namoros virtuais), muita música e marchinhas.



Empolgados, todos os presentes apreciaram a homenagem da jovem de 11 anos, Lorena Rocha Guimarães que declamou um cordel de Natal. O longo aplauso para a pequena Lorena expressou a emoção que passou por cada um naquele momento. Por fim, às 18 horas chegou a hora do lanche, e das apresentações do grupo de dança Movimento e Arte, que fechou com merecia o encontro, e deixou orgulhoso o professor de dança, Luciano de Jesus.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por