Suspeita de sarampo fecha UPA por duas horas

Três casos prováveis da doença foram registrados na Chiquinho Guimarães em uma semana: vacinação termina nesta sexta-feira

Janaína Fonseca e Márcia Vieira
02/06/2022 às 00:31.
Atualizado em 02/06/2022 às 10:33
Unidade de Pronto-Atendimento precisou ser isolada por cerca de duas horas para medidas de profilaxia contra o sarampo (larissa durães)

Unidade de Pronto-Atendimento precisou ser isolada por cerca de duas horas para medidas de profilaxia contra o sarampo (larissa durães)

Os atendimentos na UPA Chiquinho Guimarães, em Montes Claros, precisaram ser interrompidos nesta quarta-feira (1º) para que a unidade passasse por desinfecção. A medida teve que ser adotada após o espaço registrar o terceiro caso suspeito de sarampo em uma semana.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Dulce Pimenta, foram seguidos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde para esse tipo de situação: isolamento da unidade, desinfecção e vacinação dos profissionais que tiveram contato com o paciente possivelmente contaminado.

“Duas horas após o fechamento, a UPA já estava retomando os atendimentos”, afirma Dulce, informando que o procedimento de desinfecção leva de duas a três horas.

A situação reforça a necessidade de os montes-clarenses levarem os filhos para tomarem a dose contra o sarampo. Esta é a última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença e a Influenza.

No entanto, a secretária de Saúde de Montes Claros acredita que o prazo deverá ser estendido, pois a cobertura vacinal está muito baixa em todo o país. 

O público-alvo dessa campanha são crianças de 6 meses a menores de 5 anos e profissionais da saúde. Até terça-feira, apenas 40,8% dos pequenos montes-clarenses haviam sido imunizados, mesmo índice de cobertura vacinal para os profissionais de saúde. A meta é chegar a 95%.

ESFORÇOS
Dulce informou que o primeiro caso suspeito de sarampo foi detectado na terça-feira da semana passada. No domingo, o segundo, e nesta quarta-feira, o terceiro. 

A secretária explicou, em entrevista à TV local, que o sarampo é considerada a doença infectocontagiosa de maior potencial de transmissão, por isso são indicados os procedimentos que incluem o fechamento da unidade, a proteção dos funcionários e daqueles pacientes que estavam no momento e tiveram contato com o possível contaminado.

A vacina, segundo Dulce, é a melhor forma de prevenção contra a doença. “Nós temos feito muitos esforços para que as doses de proteção cheguem até a população, mas percebemos uma resistência muito grande”, afirma a secretária.

Montes Claros ampliou o número de salas de vacinação, que passou de 18 para 41, tem feito busca ativa do público-alvo por meio do PSF e, mesmo assim, o índice de cobertura vacinal não aumenta.

“Antes da década de 1980, o país tinha muitos surtos de sarampo e a doença matava. Ela chegou a ser considerada erradicada, mas as pessoas esqueceram o potencial de letalidade dessas doenças preveníveis”, lamenta Dulce.

Para ela, sarampo, poliomielite, varíola, febre amarela, raiva, são doenças que estão retornando por causa das baixas coberturas vacinais. “Se elas realmente voltarem, será um retrocesso enorme”, alerta a secretária.

Parceiros na divulgação
Para tentar alertar a população de Montes Claros sobre a importância de se vacinar, seja contra o sarampo, a gripe ou a Covid, o município chamou instituições que atuam na cidade para ajudarem nesse processo de conscientização. Lions, Rotary e a Maçonaria se dispuseram a fazer uma parceria com a prefeitura para divulgar as campanhas e sensibilizar os moradores para a necessidade de se protegerem. “Temos um cenário em que os pais de hoje não viveram, não presenciaram os surtos dessas doenças preveníveis e que voltam a ser ameaças. Os próprios integrantes dessas instituições admitiram que essas enfermidades não são uma realidade para a geração mais nova”, afirma Dulce Pimenta.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por