Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
No aniversario da cidade, 03, o curso de Fisioterapia presenteou os montesclarenses com uma programação durante todo o dia. Foram desenvolvidas ações preventivas nas áreas de avaliação postural, pressão arterial, freqüência cardíaca e respiratória, teste de glicemia e campanha de conscientização e encaminhamento especializado quando necessário.
Para o coordenador do curso, Jomar Almeida, a prática da teoria, pesquisa e extensão, requisitos exigidos pelo MEC, são plenamente vivenciados em eventos promovidos pela instituição. Também são feitos cadastros dos pacientes atendidos como forma de objeto de estudo, realizando por exemplo: mapeamento epidemiológico da cidade.
- Dona Terezinha Alves dos Santos, 47 anos, diz nunca ter feito nenhum exame de glicemia e através da iniciativa do curso de Fisioterapia da Funorte pode conferir se tem ou não a diabetes.
O acadêmico, Leandro Rodrigues Pacchi, diz que colaborar com a prestação de serviço comunitário e preventivo junto à população, principalmente mais carente, é uma oportunidade de despertar o espírito de cidadania que todos devem ter.
- A partir dessa integração, vamos nos preparando para o mercado de trabalho, detectamos, por exemplo, varias pessoas hipertensas que não tomam regularmente o medicamento, então, instruímo-las dos riscos do não uso ou uso incorreto do remédio, afirma a acadêmica Rosana Heloíza Nascimento.