
Flávio Gonçalves Oliveira é o novo presidente da Sociedade Rural de Montes Claros e assume o cargo em substituição a José Henrique Veloso, que deixa a entidade depois de dois mandatos consecutivos. Flávio é natural de Montes Claros, produtor rural, professor e doutor em Engenharia Agrícola, com especialidade em irrigação e drenagem.
Ex-diretor financeiro da Rural, ele assume o cargo colocando como prioridade a articulação em torno da pauta ambiental. “É uma questão que atormenta os produtores, com diversas apreensões recentes, multas empregadas de forma abusiva e já nesta quinta-feira temos reunião em Januária com secretários de Estado para tratar dessa situação”, disse. A agenda, segundo o presidente, inclui a discussão em torno dos recursos hídricos. “Por estarmos numa região semiárida, a cada dia aparecem complicações na conduta da atividade do produtor rural. A partir de uma estratégia da Rural, o governo anunciou o investimento de 16 milhões na defesa dos recursos hídricos para o Norte de Minas, que vai culminar na construção de um barramento para viabilizar o nosso Verde Grande”, disse o presidente, se referindo à visita recente do vice-governador Professor Mateus Simões a cidade, para apresentar um novo projeto de Congonhas.
Faltando somente três meses para o início da Expomontes, feira agropecuária realizada pela instituição, o presidente afirma que o evento está formatado e a expectativa é de grande retorno financeiro. “Estive intrinsecamente ligado nos dois últimos anos, como tesoureiro. Como presidente, a gente vai continuar com a mesma linha, porque a exposição começou a ser planejada há seis meses e a expectativa é de mais investimento, mais retorno e, principalmente, mais conforto para os que aqui estiverem durante o evento”.
MAIS MULHERES
A solenidade no Clube dos Fazendeiros marcou a entrada de mais mulheres na diretoria da entidade para o biênio 2025/2026. Dos 40 diretores, cinco são representantes do sexo feminino. Silene Prates Barreto, até então única mulher na diretoria, permanece no cargo e ganha a companhia de mais quatro mulheres. Luiza Borém, Sônia Lopes, Hilda Loschi e Carolina Nobre Basso, que assumiu a diretoria de eventos. “Venho com a proposta de reforçar a participação da mulher no agronegócio e direcionar o olhar feminino, que é tão focado nos detalhes. Numa entidade predominantemente masculina, a gente quer somar”, disse Carolina, ressaltando que, com a chegada da Expomontes, pretende atrair mais mulheres para se associarem à atividade do agronegócio e à instituição.