Ouvido por O NORTE, o presidente do Sindicato da Indústria Civil do Norte de Minas, Leonardo Lima Vasconcelos, afirma que esta entidade criada há cinco anos, abrange 85 municípios da região Norte de Minas e tem trabalhado ao longo destes anos em prol da cadeia produtiva da indústria da construção civil.
Segundo Leonardo, 2007 foi um ano positivo, tendo em vista, o crescimento da construção civil a nível nacional e, sobretudo, local.
Apesar do aumento de 40% no preço do cimento, o ano foi
positivo para a construção civil (foto: WILSON MEDEIROS)
O dirigente alerta para o aumento nos preços de alguns itens importantes na construção civil, como o aço e o cimento, este último teve aumento superior a 40%.
- Nada explica esses aumentos, a não ser um crescimento real na demanda pelos produtos. Em algumas regiões surgiram sinais de desabastecimento - revela o presidente.
Leonardo observa ainda que o Sinduscon tem buscado qualificação de mão - de obra local, por meio de solicitações de cursos profissionalizantes ao Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. A parti de 2008 esses cursos já estarão em vigor.
CUB
Outro ponto observado por Leonardo e, considerado como primordial em sua gestão é a implantação, a partir do inicio do próximo ano, do cálculo do CUB-Custos Unitários Básicos da Construção regional, específico para a região do Norte de Minas. Ele explica que todas as construções têm que recolher o INSS, sobre a mão de obra utilizada na obra.
O cálculo do INSS a ser pago atualmente é feito baseado no CUB de Belo Horizonte. – A partir do momento que existir um CUB regional, o INSS será obrigado a utilizar este número para cálculo da contribuição a ser paga pela obra. Ressalta que a expectativa de redução dos recolhimentos poderá ser de até 20%.
Leornado afirma que pelo menos 20 empresas do setor estão alimentando mensalmente, uma base de dados composta de uma cesta de produtos e serviços representando quase 1000 itens ligados ao setor.
Com base nesses números o Sinduscon Norte vai processá-los, calculando o CUB Regional para posterior publicação e oficialização deste índice.
Para maiores informações entrar em contato com Sinduscon Norte na Regional da Fiemg em Montes Claros.
O sindicato está localizado à Avenida Jaime Damião, 09, Bairro Edgar Pereira, fone, (38) 3222-2903. (SN)
