Logotipo O Norte
Sexta-Feira,22 de Agosto

Sindicato especula aumento no preço da passagem do lotação

Jornal O Norte
Publicado em 09/11/2010 às 18:19.Atualizado em 15/11/2021 às 06:43.

Samuel Nunes


Repórter



De acordo com o presidente do sindicato dos trabalhadores em transporte rodoviário de Montes Claros e do Norte de Minas, Antônio Roberto Guedes, o Peu, há previsão de que o preço da passagem do transporte coletivo deva subir para R$ 2,00 ainda neste mês de novembro. Indagado se confirmar o referido aumento poderia se refletir em reajuste de salário dos motoristas e cobradores, ele revela que, com empenho e uma série de reuniões com a classe patronal, o sindicato já conseguiu aumento de 4,64% para os trabalhadores.



O sindicalista revela que, em decorrência das mudanças no transporte coletivo urbano que aconteceram no início deste ano, houve queda no número de passageiros. Antônio Roberto Guedes lembra que cerca de 300 mil usuários/mês deixaram de utilizar o transporte coletivo urbano, acarretando um prejuízo considerável às duas empresas que alegam, segundo ele, que o número de mototaxistas pode ser um fator que pode contribuir também para a diminuição no número de passageiros no transporte coletivo urbano.



Samuel Nunes


null


Empresas de transporte coletivo teriam pedido


à prefeitura reavaliação de planilha



Antônio Roberto Guedes salienta a relevância de se normatizar o serviço de mototaxi no município garantindo mais segurança a estes trabalhadores, dentre os quais, muitos idôneos e pais de famílias. O líder sindical frisa que, diante desta situação, encaminhará ainda nesta semana oficio ao poder executivo municipal com objetivo de mostrar a importância de se enviar à câmara municipal projeto regulamentando o serviço de mototaxi em Moc.



Em relação ao provável aumento na passagem do transporte coletivo urbano, em contato com a Associação das empresas de transporte coletivo, a informação é de que foi feito à administração municipal pedido de reavaliação de planilha, entretanto, nenhuma decisão ainda foi tomada.



MOTOTAXISTAS QUEREM REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO



O presidente do sindicato dos mototaxistas, trabalhadores no transporte individual de passageiros, encomendas, prestação de serviços em motocicletas de Montes Claros, Edson Ferreira dos Santos, o Nego, em visita à redação de O NORTE, terça-feira, 08, afirmou que a falta de uma regulamentação do serviço gera prejuízo para passageiros, trabalhadores e para as empresas de transporte coletivo urbano.



De acordo com Edson, há no município cerca de 10 mil mototaxistas em cerca de 500 agências espalhadas em praticamente todos os bairros da cidade. Lembra da existência de uma lei nacional sancionada pelo presidente Lula regulamentando este serviço, mas diz que, em Montes Claros, a administração municipal engavetou o projeto de lei que regulamenta o serviço prejudicando sobremaneira os trabalhadores.



- A associação tem toda a documentação e, após a regulamentação, pode proporcionar mais segurança aos trabalhadores como, por exemplo, plano de médico-hospitalar e odontológico. Vamos esperar até o próximo dia 15 de janeiro de 2011 e se o prefeito não mandar para a câmara municipal projeto de lei regulamentando o serviço de mototaxi, haverá manifestação pelas ruas da cidade no sentido de reivindicar os nossos direitos - conclui.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por