Da Redação
O Sindimoto - Sindicato dos mototaxistas, trabalhadores no transporte individual de passageiros, encomendas, prestação de serviços em motocicletas de Montes Claros diz que campanha publicitária feita pelas empresas de ônibus coletivos é discriminatória contra os profissionais que prestam serviços de mototaxi. Segundo o presidente da entidade, Edson Ferreira dos Santos, o Nego, esse tipo de campanha difama o mototaxista:
- São mais de 8 mil prestadores de serviço nessa área e raramente se vê qualquer tipo de acidente ou outro motivo que desqualifique esses trabalhadores.
Para Edson Ferreira, ao contrário do que as empresas dizem, o serviço de mototaxi tem trazido grande conforto aos usuários, que são apanhados em casa e levados ao seu destino, sem o menor problema.
- Olha que, se for comparar ao número de ônibus, esses sim, têm trazido problemas com o usuário e é bom frisar que mototaxistas não apareceram na mídia para fazer reclamações, como o não cumprimento de horários, carros sem condições de uso e itinerários mudados sem o conhecimento dos usuários - diz.
Edson afirma ainda que as empresas de ônibus deveriam se preocupar em prestar um serviço mais digno aos usuários, principalmente na oferta de passagem mais barata, e não fazer campanha discriminando outros profissionais que, como outros quaisquer, usam esse serviço para o sustento de suas famílias. A prática é tão importante, diz, que levou o presidente Lula a sancionar uma lei que regulamentou essa profissão.
Diz que as empresas não precisam se preocupar com esse tipo de concorrência, pois Montes Claros tem espaço para todos e que, se elas estão fazendo isso é porque estão perdendo usuários, e se estão perdendo usuários é porque não estão prestando um serviço adequado.
Finalizando, o presidente do Sindimoto diz que se a campanha continuar, vai tomar medidas inclusive na justiça para barrar esse tipo de publicidade que tenta desqualificar um serviço que caiu na graça e na confiança dos usuários, “pois hoje cerca de 90% da população aprova a prestação de serviço desses profissionais, que é mais rápido e seguro”.