Samuel Nunes
Repórter
De acordo com o sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil de Montes Claros, já foram realizadas 40 rescisões contratuais de trabalhadores do grupo Coteminas. De acordo com Maria Eliana Ferreira Santos, presidente da Junta Governativa instalada no sindicato, uma reunião foi realizada na última segunda-feira, entre representantes do sindicato, o prefeito Athos Avelino o vice-presidente da câmara municipal, vereador Guila Ramos. Ela revela que durante a reunião, foi feito contato telefônico com Josué Gomes, presidente da empresa e filho do vice-presidente da república e proprietário da Coteminas, José Alencar, no sentido de reverter o quadro. Ela afirma que o presidente da empresa, salientou que as demissões continuarão acontecendo e que faria uma avaliação do atual momento dos funcionários.
Maria Eliana Ferreira Souza, afirma que o sindicato fará o que for necessário para ajudar a categoria (foto: WILSON MEDEIROS)
INÉRCIA
Questionada quanto às críticas que alguns movimentos sindicais estão fazendo quanto à posição do sindicato, ela rebate, afirmando que a entidade prefere tomar medidas e ações práticas que possam beneficiar o trabalhador, uma vez, que segundo ela, as palavras ditas são levadas pelo vento. – O sindicato e toda a sociedade estão preocupados com as demissões, lembrando que o sindicato fará tudo que for necessário para ajudar a categoria. Maria Eliana ressalta que foi entregue ao sub-delegado regional do trabalho, Ernesto Veloso Costa, uma pauta de reivindicações dentre os quais ela destaca a PLE - Participação dos Lucros e Resultados da empresa e uma avaliação mais detalhada quanto ao regime de folga do trabalhador do grupo Coteminas, que agora passa a ser aos domingos.
