Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros realiza na próxima quarta-feira, a partir das 19h, no Clube dos Fazendeiros, solenidade de posse da nova diretoria, eleita em chapa única para mandato de quatro anos e também para comemorar seus 50 anos de fundação. Durante o evento, ex-presidentes, autoridades e outras pessoas que colaboraram de alguma forma com o sindicato serão homenageadas.
- É uma data marcante, pois são cinco décadas de serviços prestados à categoria, através de ações ininterruptas em defesa de seus interesses – ressalta satisfeito o presidente do sindicato, Osanan Gonçalves dos Santos. Segundo o dirigente, ao longo dos anos a entidade não tem medido esforços com o propósito de trabalhar em busca da melhoria da qualidade de vida dos associados. Além do reajuste dos salários, em recente convenção coletiva com o Sindicato do Comércio Varejista, uma das conquistas mais expressivas foi a assistência médica e odontológica gratuita aos comerciários.
HISTÓRIA
Osanan Gonçalves lembra que a entidade foi fundada em 28 de abril de 1956, como Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Montes Claros. Explica que isto foi possível a partir da organização de 75 funcionários do comércio local, contando com o auxílio e orientação do Sindicato dos Bancários de Montes Claros.
Nesta data, foi criada a associação e eleita a primeira diretoria, que teve como presidente Britivaldo Marques.
Em 30 de dezembro deste mesmo ano, iniciaram os trabalhos para reconhecimento da Associação Profissional em Sindicato da categoria, quando foi realizada uma assembléia com a categoria, tendo sido aprovado por unanimidade tais alterações e, em 11 de julho de 1957, foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho o Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros.
