Larissa Teixeira
Ascom/Soebras
A palavra-chave é qualidade no atendimento, através de novos métodos e posturas aliadas às informações precisas. Segunda-feira, o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) da Soebras, coordenado pelo assessor de Diretoria, Halley Castro, ministrou mais um curso interno voltado à atualização do Crédito Pravaler, que é um financiamento direcionado aos acadêmicos. Outras melhorias e projetos foram ressaltados, em destaque à ouvidoria e filantropia da Rede Soebras de Ensino.
O Campus São Norberto reuniu funcionários de Montes Claros, Januária e Janaúba, somando-se assim, 5 campus. Inicialmente, foi destacado o papel do Núcleo de Atendimento em Serviço Social (NASS), implantado há 2 meses na instituição. O objetivo do núcleo é organizar, documentar e ordenar suas ações assistenciais junto aos acadêmicos de forma técnica e eficiente.
A coordenadora do NASS, a assistente social, Teresa Cristina afirmou aos funcionários, que outros subnúcleos estão sendo criados nas cidades de Janaúba e Curvelo. Atualmente, o núcleo já está alocado em Montes Claros, em todos os campus, e também em Januária, no Campus CEIVA. Além de assistenciar os discentes, são concedidas pelo NASS inúmeras bolsas integrais e parciais que dão visibilidade no que o estudante carente já mostra: talento e vontade de vencer.
Atualmente, as equipes têm recadastrado o alunado, até mesmo aquele que ainda não integra a Família Soebras. A proposta é para que todos conheçam, na íntegra, as reais necessidades do estudante e o que ele almeja de fato. A filantropia é um dos pontos-fortes das instituições que somam a rede e sempre esteve atuante em várias áreas, entre elas saúde e educação.
- E foi por mérito e, sobretudo, justiça, que foi decidido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a concessão da liminar em agravo de instrumento suspendendo a decisão do Conselho Municipal de Ação Social de Montes Claros, que no dia 18 de julho de 2007 cancelou a inscrição do Registro da Associação Educativa do Brasil – SOEBRAS como entidade filantrópica - esclareceu o diretor do Campus São Norberto, professor Pedro Almeida, notícia que já está sendo divulgada na mídia. O professor reiterou ainda que a Soebras, entidade que mantém inúmeros projetos sociais, concede bolsas de estudo a mais de 6 mil estudantes e que no ano passado investiu 11,2 milhões de reais em filantropia.
ESPAÇO DE INFORMAÇÃO
Outra pauta explanada foi o mais novo setor da Soebras, a Ouvidoria, idealizada por Halley Castro. Na ocasião, a assessora de comunicação da Soebras, Izabella Freitas explicou o tramite e o que caracteriza esse espaço de informação.
- A ouvidoria vai detectar problemas e encaminhar as soluções que deverão ser seguidas para melhorar a qualidade dos serviços institucionais - enfatiza a assessora.
De Januária, esteve presente a coordenadora de tesouraria Luciene Andrade, que já participou de 3 cursos do SGQ.
- Aqui a gente aprende melhor das novas mudanças dos campus, exemplificando o crédito estudantil. Mais informados, intensificamos o desempenho do nosso trabalho - finaliza.