cidade

Setembro Dourado: Prato Solidário para Fundação Sara

A cada pedido do prato indicado, 15% do valor será revertido para a entidade montes-clarense

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 23/09/2025 às 19:00.
Ohashi Sushi é um dos 12 participantes em Montes Claros do Prato Solidário em prol da Fundação Sara e a sugestão do chef para a campanha são os deliciosos temakis (divulgação/ ohashi)
Ohashi Sushi é um dos 12 participantes em Montes Claros do Prato Solidário em prol da Fundação Sara e a sugestão do chef para a campanha são os deliciosos temakis (divulgação/ ohashi)

Durante todo o mês de setembro, Montes Claros respira solidariedade à mesa. Pelo sexto ano consecutivo, a Fundação Sara, referência no apoio a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, promove o Prato Solidário, ação que une gastronomia e responsabilidade social em benefício da instituição. Neste ano, 16 restaurantes da cidade aderiram à iniciativa, escolhendo um prato especial de seus cardápios para participar da campanha. A cada pedido do prato indicado, 15% do valor será revertido para a Fundação Sara, que presta assistência integral a pacientes e suas famílias.

A proposta é simples, mas transformadora: enquanto o cliente aprecia uma refeição saborosa, contribui para garantir melhores condições de tratamento e acolhimento às crianças atendidas. Para a Fundação, essa parceria representa não somente uma ajuda financeira, mas também uma forma de conscientizar a comunidade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

O Setembro Dourado é o mês dedicado a essa causa. Assim como o Outubro Rosa alerta para o câncer de mama e o Novembro Azul reforça a prevenção do câncer de próstata, o Setembro Dourado tem como símbolo a fita dourada, que representa a preciosidade da infância e a necessidade de preservar vidas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, o câncer infantojuvenil pode alcançar taxas de cura superiores a 80%. No entanto, a doença ainda é a principal causa de morte por enfermidades entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no Brasil.

A superintendente executiva da Fundação Sara, Silvana Soares, ressalta a importância do engajamento da sociedade. “É muito gratificante ver o envolvimento da comunidade e do setor gastronômico em uma causa tão importante. Cada prato vendido representa um passo a mais na assistência e, principalmente, no cuidado com a saúde das crianças atendidas pela nossa instituição”, destaca.

“Nós do Restaurante Ohashi somos profundos admiradores do trabalho realizado pela Fundação Sara. Eles desempenham um papel fundamental em nossa sociedade, com muito carinho, zelo e humildade, e isso nos encanta! Acreditamos no poder da mobilização, se cada um fizer um pouquinho, podemos construir coisas grandiosas e nisto nós, empresários do ramo de alimentação e todo setor do comércio, podemos contribuir muito mais para esta causa tão nobre”, explica Patrick Ferreira, presidente da Abrasel e sócio-proprietário do Ohashi Sushi.

Para a Fundação Sara, que ao longo de quase três décadas já auxiliou milhares de famílias, o Prato Solidário é mais uma forma de garantir a continuidade dos atendimentos. A instituição oferece apoio psicológico, nutricional, pedagógico e social às crianças em tratamento, além de acolhimento às famílias que muitas vezes precisam se deslocar para acompanhar o tratamento em centros especializados.
 
Restaurantes participantes
Aura, Bar da Jan, Bar do Thom, Bottega, Casa Amaral, Churrascaria Prato Cheio, Degraus Pizzaria, Já Vai Li, Madalena, Mapa de Minas, Maturato, Octoo, Ohashi, Recanto Vila Verde, Terrario, Vila 61.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por