Segundo dados da Previdência Social, no Brasil cerca de 700 mil pessoas sofrem acidentes de trabalho todos os anos. Só em Minas Gerais, embora o número de acidentados em 2009 tenha recuado em relação ao ano anterior, mais de 76 mil trabalhadores foram afastados de suas atividades. Esse número seria capaz de, por exemplo, encher, por duas vezes, a capacidade total de leitos do Sistema Único de Saúde disponível no estado.
Todos os anos empresas compartilham de um problema comum: o afastamento de funcionários vítimas de acidentes de trabalho.
Para melhorar esse quadro, o Serviço Social da Indústria (Sesi), por meio da gerência executiva de saúde, informa que disponibiliza, gratuitamente, para todos os trabalhadores e gestores industriais, diversos cursos on-line de curta duração, com o objetivo de informar e conscientizar sobre a importância de temas ligados à Saúde e Segurança no Trabalho (SST).
Além dos cursos, o Sesi oferece, gratuitamente, diversos materiais educativos destinados à promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Práticos, modernos e auto-aplicáveis, os materiais (cartazes, vídeos e boletins) possibilitam que empresários e trabalhadores elevem seu nível de conscientização sobre temas com foco na promoção da saúde, produtividade e competitividade.
São mais de 300 materiais educativos, direcionados aos temas de Segurança e Saúde no Trabalho e Qualidade de vida. Conheça mais sobre as campanhas e sobre os cursos gratuitos de Saúde do Sesi. Em Montes Claros informações, pedem ser obtidas pelos telefones (38) 3215-2464 ou 3215-1330