Manifestação que começou na frente do Shopping popular
terminou na entrada do gabinete do prefeito, que saiu pelos fundos
Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Com faixas e cartazes protestando contra a administração do prefeito Athos Avelino, dezenas de servidores públicos municipais se concentraram, na manhã de ontem, em frente ao Shopping popular, exigindo da prefeitura o pagamento, ainda neste mês, do 13º salário. As frases de efeito revelavam a indignação dos servidores, repudiando a injustiça.
Servidores do município estão inconformados
pelo não recebimento do 13º salário (foto: Wilson Medeiros)
De acordo com o presidente do Sindicato dos servidores públicos municipais de Montes Claros, Vicente Francisco dos Santos Filho, e o vice Agenor Ferreira, a informação que eles têm é que o 13º só vai ser pago no mês de janeiro.
- A manifestação foi um ato público em repúdio pelo que vem acontecendo com o servidor.
Segundo ele, uma das formas de o atual prefeito pagar o 13º salário seria através de uma antecipação de receita.
- A lei obriga o empresário a pagar o 13º, e se isto não acontecer o empresário recebe multa. No caso da prefeitura, cabe aos servidores manifestar, pois ela não é regida pela CLT.
Além do pagamento do 13º no mês de dezembro, outra reivindicação dos manifestantes é pelo pagamento do plano de saúde e farmácia, cujos valores já foram descontados no contra-cheque dos meses de outubro e novembro.
MUNICÍPIO DESACATA PM
Outro fato que chamou a atenção no início da manifestação foi um desentendimento entre um agente de trânsito da Transmontes e um dos líderes da manifestação. De acordo com o motorista do carro de som do sindicato, o funcionário da Transmontes teria afirmado que quem manda no trânsito é a empresa e que, portanto, não era permitido estacionar o carro na Rua Coronel Antônio dos Anjos.
Policial chamado para acabar com a discussão acabou sendo destratado pelo funcionário da Transmontes. O militar chegou a ameaçar de prisão o agente de trânsito, por desacato à autoridade. Depois de aproximadamente 40 minutos, o carro de som se dirigiu juntamente com os manifestantes para a prefeitura.
NECESSIDADES
A reportagem de O Norte ouviu alguns servidores que se dizem tristes pelo não recebimento do 13º salário. No rosto de todos são visíveis o abatimento e a tristeza em ter que passar um natal magro - em termos de recursos financeiros.
