Comenda é destinada ao
vice-reitor, pró-
eitora e assessor de cerimonial
O vice-reitor e a pró-reitora de Ensino da Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros, professores João dos Reis Canela e Maria Ivete Soares de Almeida, respectivamente, além do coordenador de cerimonial, jornalista Alexander Sezko, serão agraciados com a medalha da Inconfidência, a maior condecoração conferida pelo governo do estado àqueles que contribuem com o desenvolvimento de Minas e do país. A solenidade de entrega será realizada em Ouro Preto, no próximo dia 21 de abril, e será presidida pelo governador Aécio Neves.
- Sinto-me envaidecido e honrado com a distinção que, acreditamos, resulta de todos os esforços que desenvolvemos, como médico e educador, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas - afirma o vice-reitor da Unimontes.
O professor João dos Reis Canela foi graduado, em 1975, pela antiga Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), vinculada à extinta Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) – antecessora da Unimontes. Ele já exerceu diversas funções na Universidade, tendo sido o primeiro diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), tendo respondido, depois, pela direção do Centro do Ensino Médio e Fundamental (CEMF). Ao longo da carreira como docente e médico tem desenvolvido importantes projetos de pesquisas na área de doenças infecciosas e parasitárias, no âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria e da Policlínica Doutor Hermes de Paula. Foi presidente da Associação Mineira de Educação Médica e é membro da Sociedade Brasileira de Bioética e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Em outubro de 2006 foi eleito vice-reitor, ao lado do reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. Ambos conquistaram o primeiro lugar nas respectivas listas tríplices, sendo nomeados e empossados p
elo governador Aécio Neves, para cumprirem mandato até dezembro de 2010.
A PRÓ-REITORA
Já a professora Maria Ivete Soares de Almeida é graduada em Geografia pela Unimontes (1983), tendo concluído mestrado na área pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2000. Ela conta, também, com cursos de especialização em Geografia Física e Ciências do Ambiente, ambos concluídos na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC –MG), em 1988 e 1993, respectivamente. Exerce as funções de pró-reitora de Ensino desde a primeira gestão do reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. Anteriormente, entre outras funções, dirigiu o Departamento de Geo-Ciências, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH). “Mais do que uma valorização pessoal, a outorga da Medalha da Inconfidência é uma vitória da Universidade, é um reconhecimento ao trabalho pela melhoria do ensino na instituição”, assegura a professora Maria Ivete.
O ASSESSOR
O jornalista Alexander Sezko foi secretário de redação e editor do “Jornal de Notícias” durante oito anos. Ele passou a integrar a equipe da Unimontes em 1999, como assessor-chefe de Comunicação. Em 2003, assumiu o cargo de Coordenador de Cerimonial. “Esta é, na verdade, uma condecoração que compartilho com os meus companheiros servidores, por ter a clara percepção que se trata de uma homenagem ao trabalho anônimo de colaboradores da Unimontes. Quero compartilhar essa comenda, também, com minha família, alicerce para o crescimento de qualquer cidadão”, afirma Sezko.
Fonte: A.I. Unimontes
