O Serviço Voluntário de Assistência Social – Servas e a Associação de Apoio, Amparo e Proteção à Criança – Aapac, assinaram na tarde de ontem,11, no salão das Irmãs Mercedárias à Rua João Pinheiro, Centro, convênio para a distribuição de produtos do programa VitaVida para famílias atendidas pela Pastoral da Criança.
O VitaVida é uma iniciativa do Servas e do governo de Minas que atua no combate à fome e o desperdício. Distribui alimentos processados com excedentes da produção agrícola doados por comerciantes e produtores rurais. Em todas as regiões do Estado, milhares de pessoas são beneficiadas com o mix de cereais, além de batata, cenoura e mandioca desidratadas e banana-passa.
REFEIÇÕES
Os diversos produtos do programa, que podem ser usados em massas, purês, pastas e base para pães e bolos, entre outros pratos, destinados a centenas de entidades como creches, instituições de longa permanência para idosos, centros de recuperação de dependentes químicos, casas-lares, unidades da Santa Casa e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).
O programa mantém quatro fábricas no Estado: em Contagem, Janaúba, Montes Claros e Uberaba. A tecnologia de produção adotada nessas unidades possibilita a produção mensal de 72.000 refeições em cada fábrica; e de 750 kg de banana-passa por mês – o equivalente a 15 mil porções –, na unidade de Montes Claros.
Entre as ações do programa, estão a capacitação de 120 líderes comunitários de Montes Claros, e palestra da nutricionista Cláudia França Diniz sobre boas práticas de manipulação do produto e preparo de receitas utilizando o VitaVida banana-passa.