Samuel Nunes
Repórter
Lojistas, comerciantes e clientes reclamam da ausência de decoração natalina na região central da cidade. Beatriz Dias, proprietária de loja no quarteirão da rua São Francisco afirma que tradicionalmente a população já se acostumou com os enfeites de Natal não somente no interior das lojas, mas também, nas vias públicas, e estranhamente neste ano o municipio não decorou ruas e avenida do centro da cidade.
- O comércio na próxima semana ficará aberto até às 22hs. É comum as famílias, à noite, passearem pelas ruas para ver decorações natalinas, infelizmente a se basear pela falta da decoração, nem parece que estamos no mês de dezembro, afirma.
Foto: Adriana Queiroz
Na praça Doutor Carlos, o forte sol do norte é a única luz a brilhar
Beatriz Dias chama atenção para a praça Doutor Carlos, um dos pontos mais movimentados da cidade, que não tem qualquer atrativo referente ao Natal, o que no entendimento dela deveria ser de responsabilidade do poder público municipal.
Cássio Adiê, conhecido como Tatinha, proprietário de uma loja na rua Coronel Antônio dos Anjos, critica também a falta de decoração natalina no centro da cidade algo que para ele historicamente faz parte da tradição do comércio local.
- A cidade recebe muitos visitantes de outras cidades do estado e do país, e para nós que aqui moramos é triste andar pelas ruas de Montes Claros e não ver qualquer decoração alusiva ao dia mais esperado do ano que é o Natal.
No entendimento Cássio Adiê, o comércio local só tem a perder uma vez que a decoração natalina pode influenciar no aumento das vendas.
- Não sei precisar em termos de proporção, mas, uma coisa é certa: decoração natalina chama a clientela. A expectativa é de que para o próximo ano as autoridades constituídas do municipio possam planejar, organizar e sobretudo, colocar em prática a decoração natalina, certamente o comércio e a população agradecem - frisa.
Fernando Fonseca, proprietário de uma loja na Avenida Coronel Joaquim Costa afirma que decoração natalina pelo menos para ele nao influencia nas vendas.
- Quem deseja realizar determinada compra já vem com este pensamento e as vendas acontecem independentemente de decoração natalina, afirma.
Jean Marcos Silva, cliente, afirma que decoração natalina é positiva e o municipio perde em muito pela sua ausência. Segundo ele faltou à administração municipal e às entidades de classes planejamento para decorar a cidade à altura do que esta merece. Opiniao semelhante tem Flávio Mendes da Silva que também criticou.
- É uma tradição a decoração de natal, e infelizmente neste ano não tem sequer uma lâmpada em algum ponto estratégico do centro dando as boas-vindas ao mes de dezembro, que está mais triste. Já nos acostumamos todos os anos com as ruas enfeitadas neste periodo - lamenta.
A reportagem tentou contato com a prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas para saber o posicionamento de cada orgão em relação À falta de decoração natalina, mas até o fechamento desta edição não obteve êxito.