
Em continuidade ao planejamento da 49ª Expomontes, foi realizada, nessa quarta-feira (28), na 11ª Região Integrada de Segurança Pública (11º Risp), a reunião final para os últimos alinhamentos entre todas as corporações de segurança de Montes Claros; onde foi apresentado a versão final do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para assinatura. Evento será realizado entre os dias 30 de julho e 9 de julho.
“Todos os órgãos de segurança estão alinhados para realizar a melhor Expomontes de todos os tempos, notadamente, no que diz respeito à segurança”, comenta delegado regional da Polícia Civil de MOC, Herivelton Ruas Santana, sobre os procedimentos que serão realizados no Parque de Exposições João Alencar Athayde.
No que diz respeito a civil, o delegado diz possuir todos os aparatos, como, por exemplo, uma delegacia móvel dentro do parque, uma estrutura com investigadores de forma caracterizada e descaracterizada afim de identificar grupos criminosos que venham atentar crimes. Em específico para as mulheres, o delegado explica que será realizada uma campanha educativa sobre abuso.
Na reunião, foi pontuado aos gestores as responsabilidades territoriais para que todos pudessem ter conhecimento da grandeza do evento, impactos e desafios. “Pois, não abrange somente a área de segurança pública. E no qual essa forma de integração entre as corporações, tem favorecido muito esse maior evento da região”, destaca o major Evaldo Fernandes Oliveira, chefe da agência de comunicação e organizacional da 11ª região de Polícia Militar.
Por ser tratar de um evento tradicional, segundo o major, a PM sempre inova. E, para a ocasião, estarão com um aporte logístico e de recursos humanos bem robusto para garantir que as pessoas tenham qualidade e segurança durante todo o evento.
SEGURANÇA REFORÇADA
Seguranças particulares serão contratadas para reforçar o contingente por parte dos organizadores, o que para Fernandes é uma maneira de garantir mais conforto, “para deixar as pessoas em condições de aproveitarem o evento e irem embora e chegarem em casa em segurança”, ressaltou o major.
O diretor regional da Polícia Penal da 11ª, Antônio Costa, comenta que o trabalho integrado sempre garante bons resultados. O diretor explica que estarão com duas bases integradas, “uma operacional onde estará polícia militar, polícia civil, polícia penal e corpo de bombeiro e a base integrada em que estará todas as instituições acompanhando em tempo real os acontecimentos”.
Por sua vez, o capitão Lauro Fonseca, chefe da seção de planejamento do 7º batalhão (7ºBBM) de Montes Claros, comenta que a parte dos bombeiros concerne à liberação do evento com relação às medidas de segurança, contra incêndio e pânico. “Que seria o alvará de alta vistoria do Corpo de Bombeiros, e está tudo na norma. A população pode estar segura que vai ser um evento bastante seguro”, garante o capitão.