Desde janeiro, quando surgiram os primeiros casos de dengue em Montes Claros, o setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado o acompanhamento dos pacientes suspeitos de terem contraído a doença. Os registros indicam que nas últimas três semanas houve uma queda nas notificações, mais especificamente entre os dias 07 e 27 de fevereiro, quando os dados apontaram uma redução de 26% no número de pessoas com dengue.
No período de 31/01 a 06/02, foi registrado o maior índice de casos suspeitos, totalizando 960 notificações. Nas semanas seguintes, a quantidade de pessoas em busca de atendimento nas unidades básicas de saúde, incluindo os Centros e os postos dos Programas de Saúde da Família, mostrou que a demanda vem diminuindo. Entre 07 e 13/02, foram 788 casos; na 7ª semana (14 a 20/02), 456 atendimentos; e na 8ª semana (21 a 27/02), a Epidemiologia registrou 205 casos.
Para o Secretário Municipal de Saúde, José Geraldo de Freitas Drumond, a Epidemiologia cumpriu sua função, executando o levantamento de todos os casos para atacar o problema. " Todas as áreas de Montes Claros foram identificadas, e isso facilita o atendimento aos pacientes" , destacou.
Outra preocupação agora é com o período chuvoso. " Tão logo seja necessário, faremos outros mutirões de limpeza, mas não é só água de chuva que acumula. As larvas também são encontradas onde há um acumulo superficial de água" , destacou o secretário de Saúde. Os levantamentos do Centro de Controle de Zoonoses indicam que mais de 80 % dos focos são encontrados nos quintais das residências. "Por isso se o combate for interrompido, em um curto espaço de tempo, todo o trabalho do poder público e dos " vizinhos" , desce pelo ralo, é onde mora o perigo", concluiu. (Fonte: Ascom)