Samuel Nunes
Repórter
Um dos dois caminhoneiros da cidade de Casca no Rio Grande do Sul, um de 30 anos e outro de 47, internados terça-feira, 21, no Hospital Aroldo Tourinho, de Montes Claros, sob suspeita de serem portadores do vírus da Influenza A, a gripe suína, já foi liberado. De acordo com o blog A Província, o caso foi constatado por um assistente social da Unimed, que esteve no local onde os dois pacientes foram colocados.
(foto: ARQUIVO/XU MEDEIROS)
José Geraldo de Freitas Drumond:
pacientes não estão com gripe suína, ambos tem
sintomas leves de gripe comum.
De acordo com Geraldo Elvio, administrador geral do hospital Aroldo Tourinho, os pacientes, de fato, foram recebidos e imediatamente isolados após avaliação clínica de uma médica infectologista.
Revela que, depois de feita a avaliação um dos pacientes, de 30 anos, foi liberado e o outro transferido para o hospital Santa Casa.
SECRETARIA
A reportagem de O NORTE esteve no hospital Santa Casa onde a assessoria de comunicação informa que somente a secretaria de saúde poderia falar sobre o assunto.
Poucos minutos antes de viajar, o secretário de saúde do município José Geraldo de Freitas Drumond afirmou à reportagem que os dois pacientes não estão com gripe suína, tendo ambos tem sintomas leves de gripe comum. Este confirmou a liberação de um dos pacientes.
Frisa que o fato de terem sido levados para o hospital Aroldo Tourinho quebra o protocolo e a indicação do ministério da saúde que é levar pessoas suspeitas da gripe suína para as unidades de saúde como, por exemplo, o programa de saúde da família.
José Geraldo de Freitas Drumond afirma que a secretaria de saúde dispõe de uma equipe preparada para orientação diante de possíveis casos.
Revela que pelas informações que dispõe o outro paciente internado tem que ser liberado tendo em vista que o quadro não requer internação.