Aproveitando o início do período chuvoso, que deve ir até meados de março, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou o programa de plantio de mudas em Montes Claros. Na manhã desta quarta-feira, 29, funcionários da secretaria plantaram 30 mudas e quatro grandes jatobás de tabuleiro na Praça dos Jatobás, zona Oeste da cidade.
A chegada das chuvas, mesmo que timidamente, no início da noite de terça-feira, 28, foi recebida com entusiasmo pelos agricultores, prejudicados pela estiagem, e pela população, que sofre com o ar seco e a baixa umidade relativa do ar, que chegou a 20% em diversos momentos, afetando principalmente crianças e idosos, mais suscetíveis à incidência de problemas respiratórios. Além disso, para o sertanejo norte-mineiro, a presença de precipitações no dia 29 de setembro, dia de São Miguel Arcanjo, indica que as chuvas serão boas.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Aramis Mameluque Mota, a iniciativa faz parte de um programa de arborização do município. "Estávamos aguardando a época apropriada", conta. Aramis explica a razão de o programa ter começado pela Praça dos Jatobás: "a praça estava descaracterizada. Por isso, além das mudas, recebeu também quatro árvores grandes, da espécie jatobá de tabuleiro". O secretário anunciou que o plantio de árvores terá continuidade nos próximos dias, na Avenida Magalhães Pinto, no Parque Municipal Guimarães Rosa e em diversos pontos da cidade.
A secretaria doa mudas para quem quiser colaborar com o programa de arborização, plantando árvores nos quintais ou em frente às residências. A secretaria dispõe de cartilha indicando as melhores espécies para cada finalidade.