Integração entre profissionais e comunidade: este é o lema adotado pela secretaria municipal de Saúde, a partir deste ano. A idéia de buscar a parceria das comunidades periféricas, objetivando melho-rar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população de Montes Claros faz parte do projeto Unidade-Comunicação, Integração e Valorização, elaborado pela divisão de Comunicação e Educação em Saúde, daquela secretaria.
O projeto foi criado no final do ano passado e está sendo implantado agora, através de reuniões com gerências das unidades básicas, com coordenadores das equipes do Programa de saúde da família – PSF e demais chefias de divisões e seções do Sistema municipal de Saúde.
INTERAÇÃO
Para se obter a desejada integração entre o poder público e as comunidades periféricas, o projeto prevê a realização conjunta de eventos microrre-gionais, a exemplo do ocorrido no Dia da Dermatologia, envol-vendo profissionais médicos, enfermeiros e técnicos e a população circunscrita aos PSFs dos bairros Santa Lúcia e Monte Carmelo, cujos resultados foram considerados excepcionais.
Além desses eventos, pretende-se estabelecer maior divulgação dos serviços executa-dos em todas as unidades, como forma de se manter a comuni-dade ciente das informações ali produzidas, bem como oportuni-zar aos usuários uma participa-ção ativa, uma verdadeira parceria, objetivando melhorar as relações entre o sistema e as pessoas, com resultados verificáveis na qualidade dos serviços prestados.