As feiras livres que a prefeitura de Montes Claros realiza aos domingos em alguns bairros da cidade serão expandidas, a pedidos de outras comunidades que querem o benefício. As feirinhas movimentam em torno de 20 mil reais cada uma, são fontes de renda e pontos de encontro dos moradores, que adquirem furtas e verduras fresquinhas, e aproveitam para saborear comidas e bebidas típicas. Serviços de som levam música e informação, e em breve a garotada poderá se divertir com uma rua de lazer.
(FÁBIO MARÇAL)
Feirinhas como a do Renascença serão estendidas a
três bairros nas próximas semanas.
Segundo Carmino Silveira, da Divisão de Abastecimento, a feira de domingo no Grande Santos Reis vai ser reativada, e será implantada no Cintra e no Alto da Boa Vista.
- Inclusive, as pessoas interessadas em negociar nesses espaços já podem procurar a secretaria, na Rua Carlos Paulino Cardoso, 401, Vila Exposição (atrás do parque de exposições) para se cadastrarem - destaca Carmino, lembrando que no caso do Santos Reis as barraquinhas já estão prontas e à disposição de novos feirantes.
É pelo Santos Reis que a secretaria vai testar a implantação de uma pequena rua de lazer para a criançada. Inicialmente será oferecido golzinho e peteca. Dependendo da receptividade, a meninada pode ganhar cama elástica e material de vôlei.
- Se o projeto der os resultados esperados, será levado às outras feiras, em parceria com as associações de moradores - frisa Silveira.
O secretário Roberto Mauro Amaral destacou a importância das feiras livres que fornecem hortifrutigranjeiros de qualidade e são um atrativo para as comunidades.
- As pessoas têm algo a mais para fazer aos domingos. A feira agrega negócio e lazer, proporcionando também comida típica e artesanato. O pedido de expansão do serviço é o melhor indicador do quanto elas são apreciadas pelas pessoas - frisa.
Atualmente a feira, é realizada no Major Prates, com a participação de pelo menos 80 feirantes, Maracanã e Jardim Palmeiras , cada uma com 40 feirantes. (Da ascom prefeitura municipal de Montes Claros)