A equipe de Cirurgia Endovascular da Santa Casa de Montes Claros coordenada pelos médicos da equipe de Cirurgia Cardíaca e equipe de Hemodinâmica realizou procedimentos para tratamento de aneurisma da aorta, através do implante de endoprótese. O aneurisma é constatado quando a aorta – artéria que sai do coração e leva o sangue para o corpo inteiro – dilata acima de 4 cm.
Segundo a equipe de Cirurgia Endovascular, as cirurgias apresentaram resultados altamente satisfatórios, sem nenhum problema em nenhum dos procedimentos.
- O implante de endoprótese vem diminuir os riscos da cirurgia convencional que é de alto risco e pode levar a complicações como infecções, sangramentos, arritmias cardíacas e, principalmente, o risco de morte - explicaram os médicos da equipe.
DURAÇÃO
A duração deste tipo de procedimento é de uma hora ou uma hora e meia. Não é necessário abrir o paciente como nas cirurgias convencionais, apenas é feita a abertura das artérias femorais, introduz-se um catéter e libera a prótese no local.
- Todo o procedimento é feito com sedação dos pacientes e anestesia local. Com três dias o paciente tem alta hospitalar - observaram os membros da equipe de Cirurgia Endovascular, doutores Flávio Donizete e Gerson Miranda.
REFERÊNCIA REGIONAL
Os serviços de Cardiologia e Hemodinâmica da Santa Casa de Montes Claros são referência na região e atendem todos os convênios, principalmente os pacientes do Sistema único de saúde. Têm como objetivo a realização de todos os tipos de exames necessários, desde os mais simples até os casos mais complexos. As equipes são compostas, exclusivamente, por médicos com especializações na área, estando à disposição dos pacientes 24 horas para atendimento.