Ana Maria Santos
Colaboração para O NORTE
A Santa Casa de Montes Claros é um dos hospitais integrantes do Programa de Melhoria da Gestão dos Hospitais Filantrópicos – Mais Gestão. O programa é promovido pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), o Fórum Nacional dos Programas Estaduais e Setoriais de Qualidade, Produtividade e Competitividade (QPC) e Federassantas – Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais em parceria com o Instituto Gerdau e a Petrobrás. A iniciativa tem como objetivo capacitar os hospitais com ferramentas e metodologias de gestão, com a fim de minimizar crises, eliminar desperdícios, promover satisfação dos clientes e proporcionar maior motivação dos colaboradores das instituições de saúde participantes.
A proposta prevê ainda a execução de trabalhos conjuntos entre a Federassantas e a Secretaria de Estado da Saúde para identificar objetivos comuns com o Pro – Hosp e promover maior integração das atividades que serão desenvolvidas pelo programa, que será implantado em nove meses.
O lançamento oficial será realizado terça –feira, dia 22 de janeiro, em Belo Horizonte, com a presença dos dirigentes de todas as instituições hospitalares integrantes dessa primeira fase do programa. Participam representantes de 250 hospitais de todo o país, divididos em seis grupos sediados nas capitais dos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. No estado de Minas participam 55 hospitais filantrópicos. Outros hospitais serão selecionados para participar das próximas fases, até que todas as entidades filiados à CMB sejam capacitados.
A experiência já foi executada no Rio Grande do Sul, onde 50 hospitais participaram do projeto piloto, tendo reduzido os desperdícios significativamente após o início do acompanhamento.
A Santa Casa de Montes Claros foi escolhida como Hospital Âncora, devido ao reconhecimento como referência no atendimento pelo SUS no Norte de Minas e Sul da Bahia. Durante os nove meses de implantação do Mais Gestão, o Hospital vai oferecer a infra-estrutura necessária para receber a equipe de consultores técnicos especializados em Qualidade e Melhoria da Gestão. Esses profissionais vão ministrar cursos de treinamento para implementação do Programa nos outros seis hospitais filantrópicos da região.
Para o Provedor da Santa Casa, Elias Siufi, o Programa possibilita aos gestores da saúde pública a oportunidade de obtenção de novos aprendizados sobre gestão e administração, promovidos por especialistas de grandes centros. A integração entre as instituições filantrópicas de todo o país vai impulsionar o atendimento à saúde da população norte-mineira, e dinamizar a busca de soluções para os setores de filantropia e assistência social. “A melhoria dos resultados alcançados com o Programa vai refletir diretamente em benefícios para os pacientes e fazer a diferença nos processos de reestruturação do Sistema Único de Saúde”, salientou.
O “Mais Gestão” será lançado no Dayrell Minas Hotel – Rua Espírito Santo, 901, Centro – Belo Horizonte, no dia 22 de janeiro, às 14h.
