Logotipo O Norte
Quinta-Feira,21 de Agosto

Santa Casa investe na construção de clínica de radioterapia

Jornal O Norte
Publicado em 25/08/2010 às 10:11.Atualizado em 15/11/2021 às 06:36.

Ana Maria Santos


Colaboração para O NORTE



Em quase 139 anos de trabalhos prestados à saúde da população norte-mineira, a Santa Casa de Montes Claros se consolida como o maior Hospital da região, referência em atendimentos médicos de alta complexidade, e oferece aos clientes modernização tecnológica de equipamentos e ampliação da estrutura de serviços médico-hospitalares.



Na próxima segunda-feira, 23 de agosto, o hospital dará início às obras de construção da Clínica de Radioterapia de Montes Claros, a Oncorad/Santa Casa, voltada para pacientes particulares e de convênios. O interesse constante em oferecer atendimento diferenciado aos clientes, com técnicas e equipamentos modernos, motivou a união entre a Santa Casa e o Grupo Oncorad. Em breve, Montes Claros e o Norte de Minas contarão com uma clínica de radioterapia equipada com tecnologia de ponta, capacitada para tratamento e controle do câncer, que visa prestar assistência completa ao paciente oncológico, evitando o deslocamento para fora do estado.



No dia 07 de junho, a Santa Casa contratou com a agência do Banco do Nordeste do Brasil, financiamento de R$ 8,5 milhões, recursos que serão investidos na construção da Clínica Radioterápica, que traz para a cidade e região o que existe de mais avançado em tratamento radioterápico no mundo, e na aquisição de equipamentos de última geração, inclusive no setor de radiocirurgia. O valor do investimento supera os R$ 9 milhões e a conclusão da obra está prevista para daqui a um ano.



Participaram da solenidade de assinatura, o Provedor da Santa Casa, Heli de Oliveira Penido, o Superintendente Samuel Figueira, o superintendente do BNB, José Mendes Batista, o gerente executivo, Demétrius Monteiro, o gerente da agência Montes Claros, Helton Chagas Mendes, o gerente de negócios, José Oliveira, além de diretores e representantes do corpo clínico do hospital.



“A liberação de recursos  pelo BNB, como banco de fomentos e incentivos sociais,  é fundamental para os nossos serviços, pois, ao firmarmos essa parceria, consolidamos ainda mais a nossa missão de trabalhar com autonomia e auto-sustentabilidade, proporcionando aos nossos clientes, qualidade e segurança aos clientes de toda região”, destaca o superintendente da Santa Casa, Samuel Figueira.



De acordo com a coordenadora do serviço de Radioterapia, Lucianne Costa Lima, a construção da nova clínica vai possibilitar soluções em radioterapia, por meio da aquisição de equipamentos dotados de tecnologia de ponta, utilizados no mercado internacional. ”Este fator consolida o pioneirismo da Santa Casa em atender os nossos pacientes com qualidade e conforto, com profissionais especializados em grandes centros nacionais e internacionais, trazendo para a região um diferencial no tratamento do câncer”, afirma.



Entre os novos procedimentos disponíveis teremos a Radioterapia guiada por imagem, Radioterapia por Intensidade Modulada de Feixe, Radiocirurgia e Radioterapia estereotática e Radioterapia intra-operatória, recursos e equipamentos tecnológicos disponíveis, atualmente, em grandes centros urbanos.



“A utilização dessas novas técnicas vai consolidar a Oncorad / Santa Casa como referência absoluta no tratamento do câncer na região, passando a fazer parte do seleto grupo de serviços de radioterapia mais modernos e bem equipados do país, idealizada nos moldes das melhores clínicas do mundo”, salienta a médica.



A coordenadora destaca, entre os equipamentos disponíveis no novo serviço, a Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT), considerada um divisor de águas na qualidade dos procedimentos radioterápicos, que será utilizada, principalmente, no tratamento definitivo do câncer de próstata e o Feixe de Intensidade Modulada (IMRT), que atua no direcionamento do feixe de radiação visando atingir apenas os órgãos comprometidos pelo câncer, preservando as demais estruturas saudáveis do organismo.



Outras novidades disponíveis são a radiocirurgia, procedimento que permite o tratamento de lesões cerebrais consideradas inoperáveis, que realizará a abordagem curativa em casos de difícil manejo cirúrgico ou em situações em que a cirurgia oferece riscos ao paciente e a radioterapia intra-operatória de mama, recurso utilizado no tratamento radioterápico de tumores da mama ainda durante o procedimento cirúrgico, proporcionando a eficácia em apenas uma aplicação. Todos esses recursos favorecem a redução no tempo de tratamento, segurança e precisão dos resultados e a garantia do aumento da qualidade de vida do paciente, com a minimização dos riscos de seqüelas pós-tratamento.



A solenidade que marcará o início das obras da Clínica de Radioterapia será realizada no dia 23 de agosto (segunda-feira), às 17h, na avenida Mestra Fininha, 621, centro (antigo prédio do Laboratório).

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por