O registro de inadimplentes no SPC/MOC – Sistema de Proteção ao Crédito de Montes Claros - sofreu aumento de 0,8 % no mês de outubro, em relação ao mesmo período de 2006. Fato incomum que pode ter como causa a seca no Norte de Minas, mas que demonstrou uma reação na primeira quinzena de novembro.
Hernani Meira, diretor de Serviços do SPC, disse que esse fato é pontual, não reflete a realidade do país, pois outubro é um mês em que ocorre a busca por retomada ao crédito. — As compras de fim de ano motivam as pessoas a quitarem ou negociarem as dívidas. Na primeira quinzena de novembro, o SPC apontou sinais de normalidades entre os percentuais dos que reabilitam os créditos e os que são registrados – afirma Hernani.
Pelas análises do diretor, a recuperação na primeira quinzena de novembro tem relação com antecipação do pagamento do 13º salário, feita por algumas empresas.
Segundo a economista Janine Alves Nascimento, o 13º salário, é uma chance a mais de saldar dívidas, e deve ser usado com cautela. – No primeiro semestre do ano surgem vários compromisso econômicos que fogem do orçamento mensal, e poucas pessoas se preocupam em se programar com o salário extra que recebe – comenta Janine se referindo as matrículas escolares, aos materiais didáticos, o IPVA, IPTU e outras despesas anuais.
