Logotipo O Norte
Sábado,23 de Novembro
cidade

Safra inicial do pequi anima feirantes em Montes Claros

Frutos do cerrado começam a ser vendidos, apesar do tamanho reduzido

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
29/10/2024 às 19:00.
Atualizado em 30/10/2024 às 13:18

Frutos iniciais da safra vêm de Campo Azul e Japonvar, no Norte de Minas (LEONARDO QUEIROZ)

A temporada do pequi, fruto típico e valorizado do Cerrado, começou neste mês de outubro, gerando grande expectativa entre os feirantes e consumidores de Montes Claros. Embora ainda estejamos nos primeiros dias da colheita, e os frutos disponíveis nas feiras e ruas da cidade sejam menores do que o esperado, sua chegada já é motivo de festa e antecipação para aqueles que anseiam pelo sabor inconfundível deste ícone da culinária norte-mineira.

Os primeiros frutos da safra deste ano são provenientes das cidades de Francisco Dumont e Claro dos Poções, localizadas na região Norte de Minas. Com uma produção ainda inicial, o pequi que está à venda atualmente apresenta um tamanho menor, característica comum nesta fase inicial da colheita. No entanto, o mercado já começa a se movimentar, e feirantes relatam boas vendas, com o preço médio da dúzia sendo praticado a partir de R$ 10.

A expectativa, no entanto, é para o próximo mês, quando o pequi das cidades próximas a Montes Claros começará a ser colhido. Essa fase da safra costuma trazer frutos maiores e mais maduros, com um sabor ainda mais intenso e apreciado. “O pequi que vem de Japonvar e Campo Azul é conhecido por ser mais carnudo e aromático. Quando ele chega, as vendas realmente aumentam”, comenta Fábio Niz, feirante com mais de 20 anos de experiência no centro da cidade e mercado municipal. 

“Estou radiante com a chegada da safra de pequi deste ano! Esse fruto é uma verdadeira paixão para mim, e não tem nada melhor do que sentir seu aroma tomando conta da minha cozinha. Todos os anos, faço questão de comprar uma boa quantidade para aproveitar ao máximo o sabor único que o pequi traz aos pratos que preparo. E, claro, sempre congelo uma parte para garantir que, mesmo depois da safra, eu possa continuar saboreando essa delícia que faz parte da nossa cultura e da minha história. O pequi é um pedacinho do Norte de Minas que carrego comigo o ano inteiro”, conta a dona de casa Isabel Martins. 

A procura pelo pequi na cidade é alta, não só pelos moradores de Montes Claros, mas também por turistas e visitantes de outras regiões que visitam o Norte de Minas especialmente nesta época do ano. O uso do pequi na culinária mineira é vasto, sendo a iguaria a base de diversos pratos, como o tradicional arroz com pequi e o frango com pequi, ambos muito apreciados por moradores e turistas. 

Neste ano, os feirantes esperam que a safra de pequi traga bons resultados nas vendas, ajudando-os a encerrar o ano com um incremento em suas rendas. “O pequi é sempre um alívio para a gente. A venda ajuda a segurar as contas até início do próximo ano, principalmente em um ano em que a economia está complicada. É uma época ótima de venda onde as pessoas estão na rua para comprar os presentes de fim de ano e temos a oportunidade de ter esse contato e oferecer nossos produtos”, acrescenta o feirante Fábio Niz.

Para os próximos meses, a expectativa dos feirantes é de que o preço se mantenha estável, possibilitando o aumento do consumo e tornando o pequi ainda mais presente nas mesas dos montes-clarenses.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por