Samuel Nunes
Repórter
De acordo com Célio de Castro, coordenador do 5° distrito de meteorologia de Montes Claros, o último sábado, 14, foi o dia mais quente do ano. Ele afirma que a temperatura nesse dia chegou a 34,8° graus, o que provocou um calor intenso na cidade.
Célio de Castro frisa que apesar das altas temperaturas e consequentemente, o forte calor registrado nos últimos dias, a previsão é de que nos próximos dias possa chover na cidade. Explica que no que diz respeito aos termômetros tudo está dentro da normalidade uma vez que as altas temperaturas são registradas de fato na primavera,onde os termômetros chegam a quase 40°.
POSIÇÃO
O coordenador do 5° distrito de meteorologia revela que a posição da terra quanto ao seu eixo orbital, faz com que os raios solares cheguem de forma perpendicular, aumentando desta forma a sensação térmica, que é o fenômeno que o montes-clarense está enfrentando. Célio de Castro ressalta ainda que existe no momento na cidade a chamada intensidade do brilho do sol.
- Para se ter ideia, o brilho do sol tem chegada na cidade a 60% de intensidade o que é um índice considerável. No entanto, há esperança de que com a proximidade por exemplo, do mês de maio, as massas polares caem, tendo portando, baixa nas temperaturas - conclui Célio de Castro, coordenador do 5° distrito de meteorologia de Montes Claros.