O vereador Ruy Muniz - PFL esteve em Cuba semana passada, reunido com o reitor Miguel Sarraf González, para firmar mais um intercâmbio para professores e estudantes da região. Agora, a Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas - é parceira da Universidade de Matanzas, em Cuba.
Esta é a quarta parceria internacional firmada pela Funorte, que já tem intercâmbio com universidades da Grécia, Portugal e com o Instituto Amsterdã, na Holanda.
O intercâmbio poderá ser realizado em todos os cursos da Universidade em Cuba: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Engenharia Industrial, Engenharia Química, Inglês, Ciências Sociais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Turismo.
Vereador Ruy Muniz assina convênio com reitor
de universidade em Cuba
O convênio prevê ainda a interação entre as publicações científicas das instituições, como livros, artigos e revistas e, ainda, o uso das instalações das mesmas pelos os estudantes e professores dos dois países. Há também previsão de visitas recíprocas para troca de experiência entre os acadêmicos.
De acordo com o vereador, a parceria fortalecerá ainda mais a educação no Norte de Minas:
- As experiências bem sucedidas vividas naquele país podem ser de grande utilidade na nossa região. Há também a possibilidade de trazer especialistas de Cuba para o Brasil para atuar, por exemplo, na área do esporte de alto rendimento como o atletismo.
OUTRAS PARCERIAS
Ruy Muniz também fez convênio em Havana para implantação de biofábrica para produção de mudas de orquídeas, banana, abacaxi, eucalipto e outros. Através dessa, parceira vai ser possível fornecer mudas a um custo bem menor para pequenos produtores e para a população mais carente.
Outra vantagem do convênio firmado com Comercial Mercadu S.A., que representa o ministério de Educação em Cuba, é a aquisição da tecnologia de eletrodos especiais, usados em fábricas que fazem soldas de metais não ferrosos. Além da tecnologia de ponta oferecida, o projeto vai gerar mais renda e trabalho para a população de Montes Claros e da região.