O Rotary Club de Montes Claros Leste, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), promoverá uma Ação Global neste domingo (16). O evento acontecerá na Travessa Paulino Maia, s/n, no bairro Vila Telma, das 9h às 13h, reunindo diversos serviços gratuitos para a população.
A iniciativa pretende oferecer assistência jurídica, saúde e bem-estar para os moradores, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. O CEJUSC, por meio do projeto “Transformando Vidas em Diálogo”, estará disponível para intermediar conflitos, auxiliando na solução de casos como divórcio, disputa entre vizinhos, pensão alimentícia e outras questões judiciais.
Além dos serviços jurídicos, a Ação Global contará com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizará o Vacimóvel para quem ainda não completou o esquema vacinal. Também serão oferecidos atendimentos de aferição de pressão arterial e glicose, facilitando o acesso a cuidados preventivos de saúde.
A programação inclui ainda serviços de beleza e bem-estar, como corte de cabelo gratuito, além de um grande bazar solidário com roupas usadas e bijuterias, garantindo à população a oportunidade de adquirir itens essenciais a preços acessíveis ou gratuitamente.
Outro destaque da ação será a distribuição de filtros de barro para famílias cadastradas dos bairros Recanto das Águas, Santa Rafaela e Vila Telma. A iniciativa busca melhorar a qualidade da água consumida por essas comunidades, garantindo mais saúde e bem-estar para os moradores.
“Ações como essa têm um impacto muito grande para a comunidade, pois estamos cuidando das pessoas, proporcionando qualidade de vida. O Rotary é mais um agente a dar contribuição na comunidade em que está instalado, visto que muitas pessoas enfrentam dificuldades para acessar esses atendimentos no dia a dia, seja por falta de informação, recursos ou tempo. Nosso papel é conectar parceiros, mobilizar recursos e viabilizar oportunidades para que essas ações aconteçam de forma acessível e eficiente, beneficiando o maior número de pessoas possível”, explica a presidente do Rotary leste, Aniely Costa Silva.