Nágila Almeida
Colaboração para O NORTE
Durante a 13ª edição da Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviços de Montes Claros – Fenics-, a Empresa Júnior de Administração – EJA-FASA - realizou pesquisa de opinião junto aos expositores e público visitante. A iniciativa da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI – é conhecer a opinião dos expositores e da população em geral sobre a Feira, a fim de otimizar os resultados e proporcionar aos expositores cada vez mais negócios, conforto e qualidade, fomentando o desenvolvimento regional.
- A metodologia da pesquisa deu-se por questionário com questões abertas e fechadas, distribuído para todos os expositores e amostragem de visitantes - explica Kelington Mota, gerente executivo da ACI.
A pesquisa mostra que a força maior da Fenics é o caráter negocial, afinal, 40% dos expositores atuam no segmento comercial, 38% pertencem ao ramo de atividade econômica de serviços e 10% dos expositores responderam atuar no segmento industrial.
QUALIDADE
Em relação à satisfação dos expositores quanto à qualidade dos stands, foi identificado que 95% dos entrevistados consideraram ótima ou boa a qualidade dos stands. A Fenics é uma oportunidade de aproximar o empresário e sua marca do consumidor/visitante. Mas também aproxima empresas expositoras.
Durante a pesquisa, 75% dos expositores consideraram a feira como sendo ótima ou boa. Os dados refletem a participação continuada dos expositores. De acordo com o número de vezes que os expositores participaram da Fenics, 29% participaram pela primeira vez da feira, 37% participaram de 2 a 3 vezes, 16% disseram ter participado de 4 a 6 vezes, 13% mais de seis vezes.
PARTICIPAÇÃO
Sobre a intenção em participar da nova edição da Fenics, 90% dos entrevistados mencionaram ter intenção em participar da próxima edição da feira. “Realizar vendas e bons negócios, captar novos clientes, apresentar novos produtos, obter credibilidade no mercado, são itens que levam os expositores a participar da Fenics”, revela Geraldo Drumond, presidente da ACI.
Acertar no público-alvo é um desafio para qualquer evento multisetorial. A pesquisa aponta que 79% dos empresários ficaram satisfeitos com a presença do público alvo de sua empresa. Segurança, localização e acesso ao evento também foram elogiados por cerca de 90% dos entrevistados.
A qualidade do público da Fenics reflete-se, ainda, no nível de escolaridade. 43% dos visitantes entrevistados informaram ter nível superior incompleto; 31% com formação de nível médio; 16% nível superior completo; 5% têm nível de formação fundamental; e 4% responderam ser pós-graduados. Cerca de 90% respondeu ter interesse em visitar as empresas que estavam expondo na feira, após o evento.
SUGESTÕES
O questionário abriu espaço para sugestões dos expositores e visitantes. Entre as respostas, observa-se que o visitante aprecia o bom atendimento nos stands e a inovação nos produtos expostos. Nessa linha, os resultados da pesquisa sugerem a ampliação da Fenics para variados segmentos, como: bijuterias, desfiles de moda e beleza; meio-ambiente, arte, tecnologia de ponta, turismo, agronegócio, segmento cultural - teatro, comidas típicas, dança, arte, artesanato, gráfica, publicidade, segmento imobiliário, decoração e paisagismo, mais expositores do segmento automobilístico - motos e carros, mais empresas do segmento de educação, segmento GLS, empresas de outras regiões, segmento energético - Petrobras e biodiesel, telefonia fixa e móvel, entre outros.