Logotipo O Norte
Quinta-Feira,18 de Setembro

Reinado de Nossa Senhora do Rosário reúne várias gerações de fiéis: oficinas de dança, desenho, pintura e artesanato ajudam a recuperar pacientes do Prontomente

Jornal O Norte
Publicado em 18/08/2006 às 12:08.Atualizado em 15/11/2021 às 08:41.

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net



Muitas crianças, jovens, adultos, alegria e um clima de confraternização tomaram conta na manhã de ontem, quinta-feira, da praça Dr. João Alves, em frente à escola Gonçalves Chaves, por ocasião do reinado de Nossa Senhora do Rosário.



Várias gerações dos grupos folclóricos da cidade se encontraram com o objetivo de participar do cortejo em direção à igreja do Rosário.



O mestre Joaquim Pólo, que há mais de 50 anos trabalha com caboclinhos e tendo participado de três grupos, diz que as Festas de Agosto representam para ele e sua família momentos de alegria e descontração ao lado de amigos de oficio.



- Nós, de certa forma, contribuímos para o crescimento cultural da nossa cidade. Eu por exemplo, gosto de trabalhar com crianças e desta forma estamos formando pessoas de bem e que continuarão se interessando pelas raízes culturais de Montes Claros – diz.



nullNenzinho, como é conhecido no meio, é coordenador e patrão da marujada. Apesar de aparentar certo cansaço, não escondia a alegria em participar mais uma vez das festas de agosto.



(foto: Wilson Medeiros)



- Para mim isto aqui é uma diversão; passamos de pai para filho e de geração em geração é formada a marujada – diz com emoção.



Nenzinho comenta que o único momento triste das Festas de Agosto é quanto acaba. Ele justifica este sentimento ao afirmar que costuma encontrar os seus amigos só nos ensaios, no mês de maio de cada ano.



– É dolorosa para mim esta separação, mas todos os anos nos encontramos e sabemos aproveitar ao máximo os momentos que passamos juntos – diz.



FESTAS SEM FRONTEIRAS



A reportagem de O Norte encontrou uma família dinamarquesa que, com uma máquina fotográfica em punho, registrava os momentos que antecedia ao cortejo. Herdis Hvid e Morten Hvid moram há mais de dois anos no Brasil, mais especificamente em Montes Claros, e afirmam ter participado de outras festas pelo país, mas as Festas de Agosto de Montes Claros é diferente e especial para eles. Falando um bom português eles contam que as músicas e o tradicional arroz com pequi são os grandes atrativos das festas.



- Gostamos também das barraquinhas e dos artesanatos que faz com que a cultura aqui do Brasil seja diferente da Dinamarca – comenta.



As Festas de Agosto começaram no dia 15. O encontro é agendado por devotos de norte a sul do país e acontece há mais de 150 anos, movimentando a cidade durante cinco dias, misturando em um mesmo cenário, raças, credos e classes sociais. Dentro da programação tradicional, também acontece o Festival Folclórico, em sua 28ª edição, trazendo artistas de diversas cidades brasileiras, nos mais variados estilos, para compor a programação artística da festa.



Comerciantes informais de Montes Claros se mobilizam em torno das Festas de agosto. Nesse sentido, pequenos, médios e grandes comerciantes preparam como podem para trabalhar, sendo esta uma oportunidade para que todos faturem um pouco e também se divirtam.



A Praça da Matriz, principal local das festividades, recebe milhares de pessoas que vão prestigiar catopés, marujos caboclinhos durante os reinados de São Benedito, Nossa Senhora e o Divino Espírito Santo. e artistas de todo país.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por