Montes Claros

Região se prepara para as chuvas com ajuda da população

Bombeiros, Defesa Civil e outras entidades elaboram plano para trabalhos neste fim de ano

Larissa Durães
09/11/2022 às 22:39.
Atualizado em 09/11/2022 às 22:40
Reunião buscou alinhar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil com ações na região. (ASCOM/7˚BBM)

Reunião buscou alinhar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil com ações na região. (ASCOM/7˚BBM)

Buscando alinhar com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, através da Lei Nacional 12.608/12, o Corpo de Bombeiros busca estimular ações preventivas e proporcionar resposta eficiente aos desastres locais, preparando a cidade para o enfrentamento aos eventos adversos, tornando-a cada vez mais resiliente.  

Em Montes Claros, militares do 7º Batalhão já estão se preparando para o enfrentamento ao período chuvoso 2022/2023, com a participação do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Copasa, Defesa Civil de Montes Claros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Durante reunião realizada no último dia 4, as agências envolvidas confeccionaram um plano de ação no qual foi estabelecido as atribuições particulares de cada uma para o enfrentamento ao período.

Um dos pontos mais importantes foi a priorização das ações preventivas e mitigadoras a fim de evitar ou diminuir os possíveis prejuízos. 

Já para as ações de resposta, que são os atendimentos das ocorrências propriamente ditas, as agências se dispuseram a deixar equipamentos e pessoal à disposição para os atendimentos, de forma que a resposta seja mais rápida e eficiente.

Dentre as ações efetivas de resposta, além do serviço de plantão 24 horas por dia executados pelas Unidades do Corpo de Bombeiros disponíveis nas cidades do Norte de Minas, o 7º Batalhão implementou em Montes Claros mais, duas equipes de rápida intervenção denominada, Núcleo de Atenção às Chuvas (NAC) que se encontram de sobreaviso para o pronto emprego em caso de necessidade e ocorrência de fortes chuvas no Norte de Minas.

Para o tenente Kollek, do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, é importante que neste período que está iniciando as chuvas, que a população fique atenta no combate aos alagamentos na cidade. 

“A população pode manter os ralos das calhas limpas para que o ciclo de água não seja interrompido. O telhado deve estar limpo, sabendo também que com as chuvas as telhas ficam mais frágeis. Outra orientação, é não jogar o lixo nas calçadas, nos bueiros, porque isto contribui para a ocorrência de alagamento nas ruas. Então, é muito importante que a população dê uma destinação correta ao lixo”, ressalta o tenente Kollek.

Dicas para evitar danos

Ainda de acordo com o tenente Kollek, do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, é importante a população ficar atenta à previsão do tempo, evitar estacionar debaixo de árvores e, até mesmo, transitar em ruas já conhecidas por alagamentos. 

Montes Claros não tem risco de enchentes pela falta de rios, mas é comum ocorrer alagamentos na cidade. Por isto, os motoristas não devem entrar em viadutos e ruas que sempre alagam.  

“Se o nível estiver acima do meio da roda, corre risco de o veículo apagar. E se a água subir e fazer com que o veiculo venha a flutuar na correnteza, pode gerar, além de danos materiais, uma situação de risco de morte”, informa.  

O tenente Kollek finaliza dizendo, que todas as ações são simples e que a população pode estar seguindo estas dicas para não sofrerem as consequências de algo pior, é o conselho que dá o bombeiro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por