Referência em energia solar

Norte de Minas terá o maior parque do sudeste brasileiro com planta em Jaíba

Carlos Castro Jr.
Publicado em 03/07/2019 às 06:56.Atualizado em 05/09/2021 às 19:22.
 (Divulgacao/EDF EN)
(Divulgacao/EDF EN)

A cidade norte-mineira de Jaíba receberá o primeiro parque de energia solar fotovoltaica do sudeste brasileiro. O projeto, desenvolvido pela Companhia Energética Integrada (CEI), com uma potência de 40 MW, foi arrematado pela CPFL Santa Cruz e a Light durante o Leilão de Geração de Energia A-4 de 2019, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) na última sexta-feira.

O projeto Jaíba SE1 foi arrematado por cerca de R$ 78 milhões. Ainda não há previsão de quando começam as obras nem de quando as atividades serão iniciadas, mas a planta deve ser entregue e gerar a energia comprada no leilão até janeiro de 2023.

Com mais esse investimento, o Norte de Minas vai se consolidando como importante polo de geração de energia solar.

Segundo especialistas, a região é apontada como uma das principais para se investir nesse tipo de energia limpa. De acordo com o engenheiro elétrico Daniel Veloso, especialista em eficiência energética, a região norte-mineira se destaca por conta da forte radiação solar. “A região do Norte de Minas, assim como o sul da Bahia e o nordeste do país são as principais”, explica.

Luiz Eduardo Ferreira, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ressalta que a geração distribuída (na qual o próprio consumidor gera sua energia) já é responsável pela produção de mais de 1 gigawatt (GW) no Brasil, com 3 mil unidades instaladas, sendo Minas Gerais o maior produtor. Ele afirma que a fonte fotovoltaica desponta como a principal, tendo enorme potencial de crescimento. O Estado tem hoje 24% das unidades, a maior parte na região Norte, e é responsável por 28% da energia solar produzida.
 
MAIOR USINA
Segundo o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS), o Norte de Minas já conta com a maior usina solar do país. A Solar Pirapora tem capacidade geradora de 400 mV. A principal diferença entre parque e usina é que somente a primeira pode vender a energia gerada.

Em nota, a CEI, empresa responsável pelo desenvolvimento da planta a ser construída em Jaíba, afirmou que “tinha a expectativa de que a demanda para esse leilão fosse superior, tanto que tínhamos uma quantidade maior de parques habilitados no certame. Entretanto, ficamos felizes em viabilizar a venda de energia de mais um projeto do nosso portfólio, especialmente por se tratar do único parque solar do sudeste do país”.

A empresa não informou valor do investimento a ser feito na planta nem o número estimado de empregos a serem criados.
 
LEILÃO
O leilão é destinado à contratação de energia proveniente de novos empreendimentos de fontes hidrelétrica, eólica, solar fotovoltaica e termelétrica a biomassa em todo o Brasil. As empresas terão até 2023 para entregar os parques. Ao todo, os projetos leiloados vão gerar 401,6 MW de potência. Pelo menos R$ 1,892 bilhão serão investidos na construção das novas usinas, gerando 4,5 mil empregos.

Foram contratados 15 empreendimentos de geração, sendo cinco Pequenas Centrais Hidrelétricas (81,3 MW), uma usina térmica movida a biomassa (21,4 MW), três usinas eólicas (95,2 MW) e outras seis usinas solares (203,7 MW).

Os estados beneficiados com a contratação de projetos foram Ceará (5), Piauí (2), Santa Catarina (2), Minas Gerais (2), Rio Grande do Norte (1), Paraná (1), Mato Grosso (1) e Mato Grosso do Sul (1).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por