Por meio de um humor satírico, que ironiza e critica situações cotidianas, três amigos têm alertado a população de Montes Claros sobre um assunto importante: acidentes de trânsito.
Em postagens recentes, a página Moc Mil Grau, no Instagram e no Twitter, contabiliza acidentes de tráfego em importantes vias montes-clarenses.
Na sexta-feira (29) mesmo, noticiou outro, em dos canais de MOC. “Estamos há 0 dias sem ter carro caindo no córrego, nosso recorde é de 0 dias”, comentaram.
De acordo com o 7º Batalhão de Bombeiros Militar de MOC, de janeiro a agosto de 2021, a cidade registrou cerca de 440 acidentes de trânsito atendidos pela corporação. Neste ano, no mesmo período, foram contabilizadas cerca de 400 ocorrências de acidentes.
Em contato com O NORTE, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUN)/SAMU Macro Norte informou que, em 2022, a Região Ampliada de Saúde do Norte de Minas registrou de janeiro a julho: 1.118 atendimentos de trânsito envolvendo carros; 2.230 com motos, 348 de bicicletas e 241 com atropelamentos. Já em MOC, no mesmo período, o CISRUN informou um quantitativo de: 257 acidentes de carro; 1.094 de moto; 172 de bicicleta e 118 de atropelamentos.
A IDEIA
Criada em setembro de 2016 por Juan Christian, Renan Mattias e Pablo Daniel, a página de humor que conta com mais de 64 mil seguidores no Instagram, surgiu através de um grupo de WhatsApp, onde seus integrantes brincavam com situações cotidianas do bairro e da escola onde estudavam.
“Criamos e fizemos nossos primeiros posts de sexta para sábado. No final do domingo já estávamos com 10.000 seguidores. Em sete dias já tínhamos alcançado cerca de 1.100.000 pessoas em Montes Claros e no norte de Minas. Logo após esse ‘boom’, fomos para as outras redes e tomamos proporções maiores. Começamos também a diversificar nosso conteúdo”, conta o designer gráfico e videomaker, Juan Christian.
Ele conta que, nas últimas semanas, a página tem recebido inúmeras imagens reportando acidentes nos córregos e avenidas de Montes Claros. E resolveram repostar.
“Sentimos muito pelas famílias. Nosso primeiro pensamento é nas pessoas envolvidas diretas e indiretamente neles. O intuito dos posts, não é de forma alguma zombar dos envolvidos nos acidentes. Um trânsito seguro, bem sinalizado e com condutores prudentes, com certeza diminuiria o número de acidentes”, enfatiza.
SINALIZAÇÃO
Apesar dos acidentes em importantes vias, a Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans), noticia a realização de instalação semafórica, serviços de pintura de sinalização além de outros serviços no trânsito montes-clarense, como nas avenidas Deputado Esteves Rodrigues e Sidney Chaves.