
Nos dez dias de festas da 49ª Expomontes, a Associação Montes Claros de Catadores de Recicláveis (Montesul) recolheu cerca de duas toneladas de material reciclável nas dependências do Parque de Exposições João Alencar Athayde. O trabalho é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, sob a coordenação da Cia Promoções.
Pela quarta vez, cerca de 15 membros da associação realizaram a coleta seletiva de materiais recicláveis em um dos maiores eventos agropecuários de Minas Gerais no qual passaram mais de 200 mil pessoas.
A Associação Montes Claros de Catadores de Recicláveis recebeu acompanhamento da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, durante o processo de catação na Expomontes; além do transporte e destinação do material coletado e orientação sobre a melhor distribuição da renda gerada com a venda dos recicláveis.
MATERIAL
Foram recolhidos: 640kg de plástico; 800kg de papelão e 571kgde alumínio. De acordo com Maria do Socorro Guimarães Soares, presidente da associação dos catadores, o material recolhido foi revertido em renda para os agentes de reciclagem.
“Foi um trabalho maravilhoso realizado na Expomontes onde completamos quatro anos de parceria com a feira. Esse trabalho de reciclagem é muito importante, porque ajuda as famílias dos catadores que na maioria deles possuem somente essa renda para o sustento. Tivemos um momento muito difícil com a pandemia, pouco material e muito sofrimento. Com a volta total dos eventos estamos nos sentindo mais aliviados e mesmo que o material esteja tão barato no momento, o trabalho de reciclagem ajuda bastante a todos eles”, explica Maria do Socorro.
De acordo com a definição do Ministério do Meio Ambiente, reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo. De todo lixo produzido no Brasil, 30% tem potencial para ser reciclado, porém apenas 3% deste total é efetivamente reciclado. A reciclagem é uma excelente alternativa para a problemática de resíduos sólidos urbanos, alcançando a esfera ambiental, o âmbito social e o desenvolvimento econômico.
MONTESUL
A Associação Montes Claros de Catadores de Recicláveis é uma entidade composta por catadores e catadoras de materiais recicláveis que promovem a inclusão, geração de trabalho e renda para pessoas de baixa renda, e seus familiares, contribuindo para a construção de uma cultura de sustentabilidade e do bem comum.