Valéria Borborema
Colaboração para O NORTE
Na tarde de quarta-feira, 03, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida realizou a última entrega de enxovais para recém-nascidos em 2008. Foram 40 kits, 25 deixados no Hospital Universitário Clemente Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), e 15 no Hospital Aroldo Tourinho. Em dois anos de existência, a Obra do Berço “Menino Jesus”, projeto social criado para ajudar mães carentes que, de outra maneira, não teriam condições de agasalhar convenientemente seus bebês, já doou mais de oito mil peças (manta, forro de berço, toalha, cueiros, fraldas e roupas – casaco, pagão, mijão e meias ou sapatinhos). A próxima remessa deverá ocorrer na primeira quarta-feira de 2009.
VOLUNTÁRIAS
A equipe de 36 costureiras, que trabalham como voluntárias na confecção das roupinhas, fez encontro de confraternização de final de ano, na construção do Centro Paroquial João Paulo II, nas imediações da Catedral, para comemorar o sucesso da iniciativa. Desde dezembro 2006, quando houve a remessa pioneira, a Obra do Berço cumpre a meta de levar mensalmente para o HU entre 20 e 30 enxovais completos. Ao todo, já aconteceram 27 entregas, 25 no hospital da Unimontes e duas no HAT, o mais novo beneficiado. O repasse acontece por meio das respectivas associações de Amigas Voluntárias.
A coordenadora da Obra do Berço, Ruth Aparecida Rocha Maia, aproveitou o momento para agradecer o apoio das companheiras, a quem cabe cortar, costurar, passar, lavar, fazer barra, pintar e bordar os tecidos (flanelas, cobertores e outros). Elas costumam fazer três reuniões até o dia da entrega. Uma para cortar as peças, outra para montar os kits e mais uma vez, a partir das 14 horas, no Salão Paroquial II, na rua Pires e Albuquerque, ou na construção do Centro Paroquial, para concretizar a ação. As fases restantes do serviço transcorrem individualmente, na casa de cada uma.
DOAÇÃO
Os tecidos utilizados para a confecção das peças são doados pela comunidade. Os interessados em participar da Obra do Berço podem obter mais informações na secretaria Paroquial da Catedral, que funciona provisoriamente na Sacristia, na Praça Pio XII, Centro da cidade, ou pelo telefone (038) 3221-5028, em horário comercial.
PROJETO
Idealizada pelo Arcebispo Dom Geraldo Majela de Castro, hoje Emérito, a Obra do Berço “Menino Jesus” é parte da Associação Dom José Alves Trindade, implantada no dia 21 de novembro de 2006 para desenvolver ações que valorizem a pessoa humana. A entidade também investe na capacitação social, cultural e religiosa de crianças, adolescentes e jovens; dá assistência temporária a acompanhantes de pacientes hospitalizados em Montes Claros, provenientes do interior; e qualifica e aprimora mão-de-obra doméstica.