Ana Maria Santos
Colaboração para O NORTE
Visando garantir o direito à cidadania e contribuir para a redução do índice de crianças não registradas em Montes Claros, a Santa Casa, em cumprimento à portaria n° 938 do ministério da Saúde, desde segunda-feira, 15, está realizando a emissão da certidão de nascimento de recém-nascidos vivos antes da alta hospitalar. A partir de agora, as mães e crianças nascidas no Hospital já sairão da maternidade com o documento, que é o primeiro passo para o acesso a direitos de todos os brasileiros.
O novo serviço, que vem mais uma vez reafirmar o compromisso do Hospital em desenvolver ações que proporcionem às mães e bebês e qualidade de atendimento humanizado, é fruto de parceria firmada com o Cartório de Registro Civil de Montes Claros e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, vai beneficiar pessoas de toda a região atendidas pela Santa Casa.
Atualmente, são realizados cerca de 350 partos por mês na maternidade da Instituição, que possui o Título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo ministério da Saúde e Unicef, no ano de 2001, em reconhecimento às ações de estímulo ao aleitamento materno e redução da mortalidade materno-infantil.
FUNCIONAMENTO
Para realizar o serviço, diariamente, um servidor do Cartório vai à maternidade recolher a documentação dos recém-nascidos e a declaração de nascidos vivos, fornecida pelo Hospital. No mesmo dia, o funcionário volta à Instituição para entregar a Certidão de Nascimento aos pais das crianças. Ao receberem alta, as mães já contam com a documentação, que assegura uma série de benefícios aos seus filhos.
Para o provedor Elias Siufi, “a Santa Casa cumpre a cada dia o papel de Hospital Amigo da Criança, oferecendo atendimento humanizado e o acesso à cidadania plena, garantido desde os primeiros momentos de vida”, ressalta.